O MINISTRO MÁRCIO MACÊDO DISCURSA NA SOLENIDADE QUE FIRMOU PARCERIA PARA PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (Graccho/SGP)
Governo firma parceria com o Consórcio Nordeste para alimentação saudável
Publicado em 06 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, assinou, nesta quarta-feira (5) em Brasília, protocolo de intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, para promover o PAS Nordeste (Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios do Nordeste).
O ministro celebrou a parceria ao lado do governador Rafael Fonteles (PI), novo presidente do consórcio, em concorrida solenidade, realizada na sede do Banco do Brasil. O PAS Nordeste, cujo objetivo é ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, beneficiará, inicialmente, 1.096 cidades. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da solenidade.
“Estamos dando um passo importante na direção do fortalecimento das parcerias com o Consórcio Nordeste. É um protocolo de intenções com o governo federal, numa parceria com a Secretaria Geral, com o Desenvolvimento Social e com o Desenvolvimento Agrário, sob o signo dos Territórios da Cidadania, e assim a gente cria este programa, com participação social, educação popular e alimentação saudável”, declarou o ministro Márcio Macedo.
Da mesma forma, o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles, que foi empossado no cargo durante a solenidade, reiterou que as parcerias com o governo federal desempenham “papel fundamental” para a concretização das políticas públicas na região. “No Consórcio, temos como ponto principal o compartilhamento das melhores experiências e, sobre este programa de alimentação saudável, a cooperação entre os Estados e com os ministérios, é fundamental para o Nordeste”, disse.
Pelo protocolo, a Secretaria-Geral ficará responsável pela promoção da participação social com educação popular nos territórios do programa PAS Nordeste, incluindo também a disponibilização de equipe técnica para elaborar proposições, documentos e metodologias que assegurem a participação. A SG também promoverá a participação digital e as consultas públicas.
O programa é uma estratégia de integração de políticas públicas para ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, frente aos desafios das mudanças climáticas, nos territórios da cidadania na região Nordeste do Brasil, orientado pelas diretrizes da Política Nacional de Abastecimento Alimentar.