Máquina trabalha na abertura de área para rede de água
Governo investe R$ 1,4 milhão na ampliação do fornecimento de água tratada
Publicado em 09 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
O Governo de Sergipe, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), está investindo R$ 1,4 milhão, com recursos próprios, em obras de ampliação do abastecimento de água na Grande Aracaju. Mais de 48 quilômetros de extensão de rede nova começaram a ser implantados em Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e na capital sergipana. A medida, que começou a ser colocada em prática há um mês, garante o avanço no processo de universalização do saneamento.
"A Deso levará água com qualidade e continuidade para uma população que estava à margem desse beneficio", explica o engenheiro Civil da Companhia, Marcelo Batista Santos, que atua na Gestão das Unidades de Negócios Metropolitanas. Ele afirma que o projeto de ampliação de rede se baseou em cada uma das solicitações feitas pelos clientes. Para chegar à universalização, só em Aracaju, é necessário atender a uma demanda de 0,94% de ligações novas, isso desconsiderando a corrente expansão urbana.
As obras têm prazo de execução de um ano e meio, período em que os moradores das cidades metropolitanas, além de áreas afastadas em Aracaju, serão contemplados com o acesso à água tratada e de qualidade. Para Helenilton Alves Silva, representante da empresa contratada pela Deso para implantação da rede, este serviço vai atender ao desejo antigo da comunidade, regularizando toda a rede de abastecimento de água da Grande Aracaju.
Água limpa – A comunidade do povoado Piabetinha, localizada no Complexo Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, já começa a ver os bons frutos das obras. "Pessoas de bairros como esse adquiriam água de forma irregular, sem tratamento nenhum. Agora, além de atender um sonho dos moradores, a implantação da rede de abastecimento vai regularizar a situação com a garantia de mais saúde proporcionada por água potável", comenta destacou a dona de casa Sueli Santos Castro, moradora do Piabetinha há 13 anos.
Já o morador Humberto José Farias Júnior acredita que os investimentos em saneamento proporcionaram cidadania. "A dificuldade era grande de tomar um banho de chuveiro ou lavar roupa durante o dia, pois com a rede de água irregular a gente não tinha garantia de nada. Agora sei que vou pagar por algo de qualidade, que trouxe vantagem para mim e para minha família. Eu também vou poder usar a conta de água como um comprovante de residência", comemora o cidadão.
O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, defende que a maior riqueza das obras de saneamento básico é poder assegurar dignidade à vida humana. "O trabalho executado diariamente pela Deso visa possibilitar que fornecimento de água potável funcione com eficiência e segurança para os sergipanos. Isso permite que as pessoas tenham as demandas básicas de sobrevivência atendidas", destaca Ferrari.