Governo promove diálogo sobre Visibilidade Trans
Publicado em 30 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
No âmbito da política inclusiva do Governo de Sergipe, que zela pelo reconhecimento e respeito às identidades trans, através do projeto TransRetifica, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese) realizaram uma conversa na manhã desta segunda-feira (29), marcando o Dia da Visibilidade Trans. O evento contou com a participação da secretária da Astra e membro da rede Trans Brasil, Maria Eduarda Marques, como condutora.
A secretária da Administração, Lucivanda Rodrigues, destacou a importância de combater o estigma, promover a igualdade e criar ambientes inclusivos para as pessoas transgênero. Ela ressaltou a necessidade de implementar políticas inclusivas e enfrentar a discriminação baseada na identidade de gênero.
Maria Eduarda Marques enfatizou a relevância de trazer o debate para a Administração Pública, sensibilizando os servidores para receberem essa população em seus espaços. Ela destacou a necessidade de estratégias de inclusão para avançar nos direitos, respeito e acesso das pessoas trans.
O diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, salientou a importância dessas conversas para diminuir preconceitos, despertar a luta pela equidade e desenvolver atitudes voltadas para uma convivência pacífica, buscando uma sociedade mais justa.
O psicanalista Thyago Avelino destacou a universalidade do interesse na temática, incentivando a reflexão sobre preconceitos e promovendo o bem comum e o respeito coletivo.
O especialista em Gestão Pública, Caio Jordão, ressaltou a relevância do encontro para dar visibilidade contínua ao tema, elogiando o governo do estado por estar atento a essa dinâmica e abraçar a causa.
Rejane Batista, coordenadora do Laboratório de Microbiologia do ITPS, elogiou a palestra, reconhecendo a importância das ações para promover a inclusão e combater a discriminação, destacando o papel do reconhecimento e respeito à identidade de gênero das pessoas transexuais.
A iniciativa do governo estadual foi finalizada com reconhecimento por parte dos participantes, pelo esforço em criar ambientes seguros e acolhedores, contribuindo para uma cultura de respeito e aceitação da diversidade de identidades de gênero.