Foi publicada no Diário Oficial do estado de Sergipe desta quarta-feira, a liberação do funcionamento de academias, clubes e similares com 50% do público, a partir da próxima sexta-feira (28); há uma série de restrições
Governo publica protocolo para academias, que devem abrir amanhã
Publicado em 27 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
O governo do estado publicou na edição de ontem do Diário Oficial do Estado um protocolo de segurança que vai orientar o funcionamento das academias de ginástica, clubes e estabelecimentos esportivos. Pela regra, as academias só poderão funcionar de segunda a sábado, com 50% da sua capacidade, agendamento prévio dos clientes e limite de 50 minutos para executar as atividades. Este intervalo de tempo também deve ser seguido entre as rodadas de limpeza em todos os equipamentos.
Os estabelecimentos também deverão reservar um horário exclusivo para atender a idosos e pessoas no grupo de risco e idosos possam fazer as suas atividades. Clientes e funcionários também terão que seguir regras de higiene, como limpar as solas dos calçados em tapetes específicos e higienizar as mãos com álcool 70%. Nas piscinas, áreas deverão ser isoladas com fitas ou boias para uso dos praticantes. O contato físico entre as pessoas não será permitido e, tanto para a natação, quanto para as academias, a organização de eventos como competição ou outros afins, não poderão ser realizados no momento.
Essas regras devem ser levadas em conta na reabertura das atividades das academias de ginástica, que acontece a partir desta sexta-feira. Os detalhes estão sendo discutidos em reuniões dos comitês gestores de Emergência (CGE), realizada ontem, e de Retomada Econômica (Cogere), programada para hoje. Eles avaliaram como possível a ativação da bandeira Verde do plano, que é a terceira fase e libera outros setores econômicos que não abriram nas fases laranja e amarela – a exemplo das academias. O principal critério é a redução das taxas de ocupação nos leitos clínicos e de UTIs nos hospitais, que tanto na rede pública como na privada, vem registrando ocupações abaixo de 50%.
Desde março deste ano, 628 academias tiveram suas atividades interrompidas. O presidente do Sindicato das Academias de Ginástica de Sergipe, Igor Cunha, garantiu que o setor está pronto para seguir os protocolos de retomada e tem uma grande expectativa, mas acredita que 10% destes estabelecimentos não vão conseguir reabrir as atividades, por não terem condições financeiras de bancar a retomada. O dado se refere às academias que pediram baixa no registro oficial do Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região (Cref-20), que regulamenta o funcionamento das academias no Estado. Para ele, será preciso outras medidas de apoio, como a diminuição de taxas e a abertura de linhas de crédito para o setor junto ao Banese. As reivindicações são analisadas pelo governo.
A resolução do Cogere autorizando a reabertura das academias de ginástica deve ser publicada pelo governo na tarde de hoje, a depender do resultado que acontecerá no final da manhã.