GR faz treino online aberto para o público
Publicado em 30 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Mil pessoas acompanharam o primeiro treino aberto ao público da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica, executado online, na manhã desta quinta-feira (28). A capacidade oferecida pelo aplicativo lotou. Para que a atividade pudesse transcorrer com sucesso, todo o time da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foi mobilizado. As estrelas, as atletas, dedicaram-se como se estivessem em um grande ginásio em dia de final.
Ao logo das últimas nove semanas de treino online da GR, a comissão técnica comandada por Camila Ferezin, Coordenadora de Seleções de GR, tem feito o que pode para manter as atletas motivadas.
No último domingo, surgiu a ideia de exibir o treino. Às 7h30 da manhã desta quinta-feira, uma hora antes do início previsto da atividade, já havia 300 pessoas na sala de espera. Eram ginastas, treinadores, pais, familiares, amigos, amantes da modalidade, curiosos. Ao final, quando já passava das 13h, o sorriso vitorioso da capitã da equipe, Deborah Medrado, é a prova de que a resiliência se tornou marca do grupo, que atravessa o período de isolamento social com a maior coesão possível.
"A palavra que melhor exprime o que sentimos agora é gratidão. A gente sabe que treinar em casa não é tão legal. Não temos nossas companheiras ao lado para conversar, é diferente. Mas essa atividade foi especial. A gente vinha comentando entre nós que estávamos sentindo aquele friozinho na barriga que antecede as competições, e o que sinto agora é que todas nós continuamos com o mesmo objetivo, o mesmo sonho. Tratamos de caprichar na nossa apresentação, porque não poderíamos fazer feio. A adrenalina que sentimos foi real".
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, remanejou alguns compromissos para poder prestigiar o evento. Adotando um tom descontraído, ele tratou também de incentivar as ginastas. "Vocês vão ter 12 meses muito desafiadores pela frente até os Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que a Caixa continuará apoiando a ginástica do Brasil", afirmou Guimarães. "Se tem um patrocínio que vamos continuar, que queremos continuar, é o de todas as ginásticas", acrescentou.