O rubro negro Hernane briga pela artilharia em três competições
Hernane pode conquistar feito inédito do futebol brasileiro: a Tríplice artilharia
Publicado em 18 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Hernane chegou ao Flamengo em maio de 2012 e, com Vagner Love brilhando com a camisa 9, o atacante teve pouco espaço no time. Porém, com a volta de Love para o CSKA no início deste ano, o Brocador começou a temporada 2013 com o pé direito: em 19 de janeiro, em sua estreia no Campeonato Carioca, o centroavante marcou os dois gols da vitória rubro-negra diante do Quissamã, assumindo a camisa principal do time. Com um bom início de ano, o jogador chegou à artilharia da competição, com 12 gols.
Com o fim do Estadual, Hernane perdeu o lugar para Marcelo Moreno. Porém, não demorou muito para o Brocador mostrar a sua importância no time e ganhar um lugar cativo nos jogos. Mesmo entre idas e vindas do banco de reservas, o jogador é hoje o artilheiro do time no Campeonato e pode ir mais longe. Se continuar com a média de dois gols por jogo, pode alcançar um feito até então inédito no futebol brasileiro: a tríplice artilharia.
Com 13 gols no Brasileirão, Hernane está apenas a dois tentos de igualar Ederson, do Atlético-PR, líder da artilharia. Pela Copa do Brasil, o atacante está com três gols. Parece pouco, mas o primeiro colocado, Walter, do Goiás, balançou a rede cinco vezes. Se o Brocador continuar com a mesma média até o fim desses campeonatos, não será difícil alcançar o feito de se sagrar artilheiro em três competições no mesmo ano.
Pelé e outros grandes jogadores chegaram a ser artilheiros em três competições diferentes, mas em temporadas distintas. O Rei, aliás, ficou muito perto em 1963, ano em que foi artilheiro da Taça Brasil e do Paulistão, mas disputou apenas quatro partidas da Libertadores, em que o Peixe foi bicampeão e não conseguiu ser o goleador máximo do torneio.
Zico – O maior ídolo da história do Flamengo foi artilheiro da Libertadores em 1981, com 11 gols, no ano em que o Rubro-Negro se sagrou campeão. Do Brasileiro, foi em 80 e 82, com 21 e 20 gols, respectivamente. O Galinho também foi quatro vezes goleador do Campeonato Carioca: em 1975, 77, 79 e 82.