Quinta, 29 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Hoje é Dia D de vacinação para crianças em Aracaju


Avatar

Publicado em 07 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Foto: Divulgação/André Moreira/Aracaju/Arquivo

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca incentivar e motivar as pessoas a se protegerem contra doenças que já foram erradicadas, mas que ameaçam retornar ao convívio da sociedade em função das baixas coberturas de algumas vacinas que protegem contra elas, a exemplo da paralisia infantil, o sarampo, caxumba e rubéola.
Ao longo deste ano, a gestão municipal e a Saúde de Aracaju montaram uma série de estratégias para aumentar o alcance da vacinação na população, com a finalidade de oportunizar melhores condições de acesso aos imunizantes para aquela parcela de pessoas que não dispõe de muito tempo no dia a dia. A gestora da pasta, Waneska Barboza, relata algumas dessas estratégias adotadas.
“Temos um programa de vacinação focado no usuário com o propósito de facilitar o acesso aos imunizantes. Desenvolvemos estratégias descentralizadas de forma constante para elevar a taxa de imunização das vacinas de rotina não somente nas campanhas. Assim como a vacinação nas escolas das redes municipal e privada, temos também ações nas praças e pontos nos shoppings; em eventos de grandes públicos; no ponto da Marinete do Forró, na orla, durante os festejos juninos; levamos para dentro dos órgãos públicos os imunizantes necessários para a atualização da caderneta vacinal a fim de termos um aumento no número de pessoas vacinadas, principalmente porque sabemos que a vacina é uma forma eficaz de prevenção à diversas doenças”, destaca a secretária.
Em Aracaju, das vacinas direcionadas para crianças e adolescentes de até 15 anos, apenas a BCG e Hepatite B em crianças de até 30 dias alcançaram o público estimado, com 167% e 159% de vacinados, respectivamente. Contra a Covid-19, 603.918 pessoas receberam a primeira dose na capital; já com a segunda dose, 559.453 pessoas foram vacinadas. Receberam o reforço bivalente apenas 13,02% da população esperada de 12 a 17 anos; 20,06%, entre pessoas de 18 a 59 anos; e 52,54%, de 60 anos ou mais. Das 5.493 pessoas estimadas a receber a primeira dose da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, 94% foram vacinadas. A segunda dose alcançou 74,11% deste público.
Neste sábado (7), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação vai levar para todas as regiões de Aracaju mais uma oportunidade para que pais, mães ou responsáveis possam levar as crianças e adolescentes de até 15 anos para atualizar a caderneta de vacinação, momento em que toda a família poderá receber as doses.
Estarão de portas abertas no Dia D, das 8h às 13h, as Unidades de Saúde da Família João Bezerra (Areia Branca), Augusto Franco (Farolândia), Osvaldo Leite (Santa Maria), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (América), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), José Machado (Santos Dumont) e Dr. José Calumby (Bugio).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade