Aparelhos apreendidos no município de Socorro(Divulgação)
Homem é preso por armazenar material de abuso sexual infantil
Publicado em 29 de maio de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Um homem foi preso na manhã de ontem por agentes da Polícia Civil, suspeito de armazenar material de abuso sexual infantil. Com amparo do poder judiciário, foi deflagrada na manhã de ontem a Operação Abismo Digital II, no Loteamento São Brás, município de Nossa Senhora do Socorro. Pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), foi revelado que as investigações são fruto de uma atuação integrada entre a Polícia Civil, por meio da Divisão de Inteligência (Dipol), e de profissionais da Polícia Federal. Foi destacado ainda que a primeira fase foi realizada em 25 de setembro de 2024, quando também houve prisão em flagrante após cumprimento de mandado de busca no Bairro João Alves. O fato foi noticiado pelo JORNAL DO DIA.
Diante do amplo quantitativo de casos envolvendo abuso sexual de pessoas pertencentes aos grupos vulneráveis, o JD tem acompanhado parte deste trabalho desenvolvido pelas instituições ligadas à Segurança Pública. O nome do acusado investigado em Sergipe não foi revelado em decorrência da necessidade em dar continuidade aos estudos. O código penal brasileiro prevê pena de reclusão de 8 a 15 anos para o estupro de vulnerável. Na prática, isso significa que: ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos ou com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.
O código penal brasileiro prevê pena máxima prevista para o crime de armazenamento de material pedófilo pornográfico é de quatro anos de reclusão, além da multa. Havendo também a comprovação de compartilhamento do conteúdo, a pena pode chegar a dez anos de prisão. Mesmo com o principal suspeito preso, o governo do estado pede que denúncias anônimas contendo informações capazes de colaborar com os estudos, sejam apresentadas ao setor de inteligência da Polícia Civil. O compartilhamento destes dados deve ser feito a qualquer hora do dia por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.
Diante do amplo índice de ocorrências envolvendo abuso sexual contra crianças e adolescentes, o JORNAL DO DIA permanece destacando o trabalho desenvolvido pelos gestores da Segurança Pública em Sergipe. Denúncias podem ser compartilhadas também através dos seguintes contatos: DAGV Aracaju: 3205-5400; DAGV Nossa Senhora do Socorro: 3279-2450; DAGV Itabaiana: 3431-8513; DAGV Nossa Senhora da Glória: 3411-4250; DAGV Propriá: 3322-6550; DAGV Estância: 3522-8777; DAGV São Cristóvão: 3257-9550; e/ou DAGV Barra dos Coqueiros: 3262-1451. (MAJ)