Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Hospitais atendem centenas de vítimas de motos


Publicado em 22 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia


"Pretendia ir a Boquim com minha namorada, mas antes um colega me pediu que o levasse de carona até uma festa. Próximo ao local, uma outra moto tentou ultrapassar um caminhão, quando houve a colisão e acertou em cheio minha perna esquerda". O depoimento é do comerciário desempregado Reginaldo Alberto dos Santos, de 28 anos. Residente no município de Estância, Sul do Estado, desde o dia 21 de julho ele passou a engrossar a lista de vítimas de acidentes motociclísticos em Sergipe.

Com fraturas no joelho e no fêmur da perna esquerda, no mesmo dia do acidente, Reginaldo foi submetido à cirurgia de emergência no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Na última terça-feira (18) – quando foram iniciadas as atividades da Semana Nacional do Trânsito -, ele passou por um novo procedimento cirúrgico no Hospital Regional ‘Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro’ (HRL), unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) no município de Lagarto, região Centro-Sul do Estado.

"Somente nos oito primeiros meses de 2012, o Hospital Regional de Lagarto atendeu 1.598 pacientes envolvidos nesse tipo de acidente, um número cerca de 1.240% superior ao de vítimas de acidentes automobilísticos (119) assistidas no mesmo período pela unidade hospitalar. De acordo superintendente do Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves Júnior, o aumento progressivo de pacientes vítimas de acidentes com esse tipo de veículo está associado a vários fatores. "Os principais são o excesso de velocidade, associado à embriaguez e desconhecimento das leis de trânsito", ressalta. "E quando esses acidentes acontecem, comumente as vítimas, em sua maioria jovens, não estão usando equipamentos de segurança, como capacetes e botas", salienta.

Além desses fatores, o aumento do número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas e motonetas guarda relação direta com o crescimento da frota desses veículos. E, em Lagarto, assim como em todo o país, esse panorama não é diferente. Nos últimos cinco anos, a frota de motocicletas e motonetas em Lagarto mais que dobrou. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), enquanto em julho de 2007 o município possuía uma frota de 5.735 motos, no mesmo mês deste ano esse número pulou para 12.447, um aumento da ordem de 117%.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade