O Hospital atende demandas de urgência em pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Além disso, o hospital também conta com gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas.
Hospital da Criança completa dois anos com quase 80 mil atendimentos pediátricos
Publicado em 26 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
A atenção pediátrica é uma das prioridades do Governo do Estado, e o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado (SES), é voltado exclusivamente ao público infantil de Sergipe. A unidade completa dois anos de funcionamento nesta quarta-feira (25), mantendo uma linha de cuidado qualificada, com acesso humanizado e integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O HC funciona no modelo porta aberta para urgência pediátrica e atende casos de baixa e média complexidade em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias. Dessa forma, contribui com a rede estadual de saúde na oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas.
O Hospital atende demandas de urgência em pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Além disso, o hospital também conta com gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas. Nesses dois anos, o HC já realizou quase 80 mil atendimentos, cerca de 1.100 cirurgias, além de mais de 150 mil exames.
A superintendente da unidade, Catharina Costa, ressalta que é possível constatar bons resultados nos números do HC, mas que a recompensa da equipe é o bem-estar do paciente. “Foram dois anos de muito amadurecimento e evolução para promover uma assistência especializada e de qualidade às crianças do nosso estado, e os números provam que estamos no caminho certo. Mas nosso sentimento vai muito além dos números; cada paciente de alta é uma vitória para a nossa equipe”, disse.
Ao todo, são cerca de 450 profissionais da saúde e área administrativa que formam uma equipe multiprofissional assistencial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, técnicos de laboratório e outros.
O Hospital da Criança disponibiliza um total de 23 leitos de internamento, sendo 17 clínicos e seis cirúrgicos; e sete leitos de estabilização, sendo cinco de estabilização clínica e dois de estabilização cirúrgica. E mais 26 pontos de observação no pronto-socorro..