Ibope: Edvaldo e Danielle sobem dois pontos cada
Publicado em 13 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
O Ibope divulgou ontem à noite o resultado da terceira e última pesquisa de intenções de voto nas eleições deste ano para prefeito de Aracaju.A pesquisa foi encomendada pela TV Sergipe e divulgada mesmo com a decisão da juíza da 1ª Zona Eleitoral, Eliane Cardoso Costa Magalhães, que acatou a um parecer favorável do Ministério Público para suspender a divulgação da pesquisa. O argumento é de que não foram respeitados critérios da Lei Eleitoral quanto à somatória dos entrevistados classificados pela renda familiar. A emissora informou que todos os critérios da pesquisa foram atendidos e informados à Justiça Eleitoral, mas não explicou porquê o resultado foi divulgado. Segundo informações preliminares, a decisão inicial da 1ª Zona foi derrubada ao início da noite pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A pesquisa foi registrada no TRE com o número SE-05332/2020.Ao todo, 504 eleitores da cidade de Aracaju foram entrevistados pelo instituto, entre os dias 10 e 11 de novembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
O levantamento apontou que o prefeito Edvaldo Nogueira, candidato à reeleição pelo PDT, e sua principal adversária, delegada Danielle Garcia (Cidadania), aumentaram seus índices em relação à pesquisa do Ibope de 23 de outubro. No entanto, esse aumento foi mínimo, de apenas dois pontos cada. Edvaldo, que fechou a pesquisa anterior com 34%das intenções de voto, se manteve na liderança com 36%. Danielle, por sai vez, permaneceu no segundo lugar, subindo de 19% para 21%.Rodrigo Valadares (PTB) também manteve o terceiro lugar da pesquisa, com os mesmos 10% de outubro. Se considerada a margem de erro, Edvaldo teve variação entre 40% e 32% das intenções de voto, enquanto Danielle variou entre 25% e 19%, e Rodrigo, entre 14% e 6%.
Os outros oito concorrentes somaram 18% das citações na pesquisa. A lista é seguida por Márcio Macêdo (PT), com 6%, eGeorlize Teles (DEM), com 5% dos ouvidos. Alexis Pedrão (PSOL) subiu para 4% e Lúcio Flávio (Avante) para 3%. Os candidatos Almeida Lima (PRTB),Gilvani Santos (PSTU) e Juraci Nunes (PMB) tiveram 0% de intenções de voto.Paulo Márcio (DC) não foi citado nesta pesquisa. Os votos brancos e nulos somaram 10% e outros 4% não souberam ou não responderam à pesquisa.
Rejeição – A pesquisa do Ibope também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Neste caso, os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%. O ex-prefeito José Almeida Lima, candidato pelo PRTB, diminuiu sua rejeição de 47% para 45%.Rodrigo Valadares teve alta de 31% para 32%, mantendo-se no segundo lugar da lista.
A lista da rejeição segue também com um empate na terceira posição entre os rejeitados, com Delegada Danielle e Márcio Macêdo obtendo 25%. Na sequência, está Edvaldo Nogueira, que derrubou sua rejeição de 28% para 20%. A lista segue com Alexis Pedrão (14%), Lúcio Flávio (13%) e Georlize Teles (8%). Delegado Paulo Márcio,Gilvani Santos e Juraci Nunes estão empatados com 7% de rejeição. 1% dos ouvidos na pesquisa disseram que poderiam votar em todos, e 5% não souberam ou preferiram não opinar.
INTENÇÕES DE VOTO:
Edvaldo Nogueira (PDT): 36%
Delegada Danielle (Cidadania): 21 %
Rodrigo Valadares (PTB): 10%
Márcio Macêdo (PT): 6%
Georlize (DEM): 5%
Alexis Pedrão (PSOL): 4 %
Lúcio Flávio (Avante): 3%
Almeida Lima (PRTB): 0%
Gilvaní Santos (PSTU): 0%
Juraci Nunes (PMB): 0%
Delegado Paulo Márcio (DC): não foi citado
Branco/ Nulo: 10%
Não sabe/ Não respondeu: 4%
REJEIÇÃO
Almeida Lima (PRTB): 45%
Rodrigo Valadares (PTB): 32%
Delegada Danielle (Cidadania): 25%
Márcio Macêdo (PT): 25%
Edvaldo Nogueira (PDT): 20%
Alexis Pedrão (PSOL): 14%
Lúcio Flávio (Avante): 13%
Georlize Teles (DEM): 8%
Delegado Paulo Márcio (DC): 7 %
Gilvaní Santos (PSTU): 7%
Juraci Nunes (PMB): 7%
Poderiam votar em todos: 1%
Não sabem ou preferem não opinar: 5%
Fonte: Ibope/TV Sergipe
Registro TRE: SE-05332/2020