Idosos do Asilo Rio Branco testam positivo para Covid
Publicado em 02 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
Oito idosos que mo ram no Asilo Rio Branco, em Aracaju, foram internados depois de testarem positivo para Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que realizou testes com os pacientes no último dia 23, após a informação de casos suspeitos. Sete idosos foram internados na última quinta-feira e um no sábado, sendo que nenhum precisou ir para a UTI. Ainda de acordo com a SMS, cinco idosos já receberam alta médica e os outros três continuam internados com quadro estável.
As equipes do programa Aracaju Para a Vida acompanharam e monitoraram a situação dos idosos, com visitas diárias, inclusive no final de semana. Elas constataram que, dos 35 atendidos na instituição, 34 testaram positivo para doença, além de 17 funcionários do local. Durante o trabalho de monitoramento, a SMS detectou a necessidade de regulação de oito idosos para internamento e garantiu que todos os encaminhamentos fossem realizados de maneira rápida, no mesmo dia em que a necessidade foi detectada.
Vacinas – Todos os infectados já tinham recebido a segunda dose da vacina CoronaVac, sendo a última aplicada no dia 8 de fevereiro passado. A SMS informou que, de acordo com o Instituto Butantan, laboratório responsável pelo imunizante, o tempo necessário para proteção pode ocorrer em até um mês após aplicação da segunda dose, e que a vacina somente abranda sintomas e diminui risco de complicações.
"Por esse motivo, o uso de máscaras e a manutenção dos cuidados básicos de higienização (como uso do álcool 70), continuam sendo essenciais, mesmo após o recebimento da segunda dose, para todos (idosos e trabalhadores)", conclui a nota da SMS. Ela acrescentou ainda que todos os 34 idosos institucionalizados já receberam as duas doses de CoronaVac, com a segunda dose administrada no dia 8 de fevereiro.
Em nota, o Ministério Público de Sergipe (MPSE) informou que, após tomar conhecimento da situação, os promotores de Justiça se reuniram com a presidência da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), sendo informados que os pacientes foram atendidos por meio da SMS, que avaliou e realizou testes nos assistidos e funcionários.