Igreja prepara festa da padroeira de Aracaju
Publicado em 25 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Com o tema: ‘Maria viu e sentiu compaixão’, a comunidade Católica no estado de Sergipe começa a preparar as atividades festivas em alusão ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado no dia 08 de dezembro. Padroeira da Arquidiocese de Aracaju, a Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
Conforme a programação apresentada pela Catedral Metropolitana de Aracaju, a partir do próximo domingo (29), o novenário começa com Santa Missa presidida pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa. Ainda no dia 29, e 30 deste mês, bem como entre os dias 01 e 07 de dezembro, haverá o Ofício de Nossa Senhora (12h), recitação do Terço Mariano (18h30), Novena (19h) e Celebração Eucarística (19h30). No dia 08 de dezembro, uma Missa dos Devotos será celebrada a partir das 7h; Missa Solene, às 9h30, sob a presidência do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e finalização das atividades com carreata a partir das 16h. Todas as celebrações presenciais seguem respeitando as orientações sanitárias a fim de combater o contágio da Covid-19.
A festa da padroeira de Aracaju é declarada e reconhecida pela Lei nº289/2019 como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Sergipe e a data também está inserida no calendário oficial de eventos. No dia 08 de dezembro, é feriado na capital sergipana. Caso a programação sofra alterações, a Arquidiocese de Aracaju informou que comunicará oficialmente as mudanças.