Igreja vai transmitir celebrações pelas redes sociais
Publicado em 10 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Inviabilizada de celebrar missas durante este período de quarentena, provocada pelo novo coronavírus, até o próximo domingo de Páscoa (12), a igreja Católica no estado de Sergipe estará transmitindo as celebrações alusivas à Semana Santa através da internet e da Rádio Cultura. Lamentando a crise sanitária que forçou – em prol da saúde coletiva, o afastamento temporário de milhares de fieis que costumam frequentar as igrejas, a Arquidiocese de Aracaju decidiu montar uma estrutura de transmissão virtual de missas celebradas em tempo real e compartilhadas por meio da página institucional sagrada. As redes sociais da Arquidiocese também estarão retransmitindo o sinal. Na quinta-feira, primeiro dia de ação virtual, a Missa dos Santos Óleos foi celebrada diretamente da catedral metropolitana.
Desde o dia 20 de março todas as igrejas no Brasil estão inviabilizadas de reunir fiéis e realizar atividades que aglomerem qualquer grupo de pessoas. Por se tratar de um momento de ampla representatividade religiosa, a coordenação da Cúria Metropolitana decidiu criar mecanismos tecnológicos as quais não deixassem os religiosos sem acompanhar as tradicionais missas celebradas nesse período de Semana Santa. Ao JORNAL DO DIA o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, reconheceu que transmitir em multicanis essas celebrações seria a medida mais sensata a ser operacionalizada. Para minimizar o risco de contaminação da doença, esse serviço técnico, segundo a Arquidiocese, está sendo realizado com o menor número de profissionais possível.
"É triste observar a devastação humana que essa doença tem provocado em todo o mundo. Esse ano nossas celebrações estarão ainda mais fortalecidas para orar pelos nossos irmãos que estão acamados, na luta contra o coronavírus, mas também para as bilhões de pessoas que estão em isolamento social, em casa nesse momento. Em Sergipe estaremos celebrando e levando a palavra do Senhor através das transmissões; ao meu lado estarão padres que integram o Colégio de Consultores. Essa foi a forma que encontramos para, mesmo com as igrejas vazias, não deixar de orar e celebrar a Semana Santa", disse. Questionado sobre uma eventual continuidade dessas transmissões a partir da próxima semana, o arcebispo não descartou a possibilidade.
Programação – Sexta-feira, a partir das 15h, será celebrada a missa da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; sábado, a partir das 19h a Arquidiocese de Aracaju apresenta a Vigília Pascal; no domingo, a partir das 8h, a transmissão inédita do catolicismo local encerra as atividades com a transmissão da missa de Páscoa. Com exceção da missa transmitida ontem, sem público as demais celebrações irão ocorrer na Capela Nossa Senhora da Providência, anexo à Rádio Cultura de Sergipe, Centro de Aracaju. "Rezemos para que logo em breve possamos voltar a nos unir presencialmente e encher nossas igrejas de amor com a presença de todos. Com muita fé iremos vencer esse momento tão angustiante", concluiu. (Milton Alves Júnior)