O incêndio atingiu casas vizinhas
Incêndio em matagal atinge casas no Aruana
Publicado em 11 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
Um incêndio de grande proporção registrado na tarde de ontem em um terreno localizado no Conjunto Franco Freire, bairro Aruana, na zona Sul da capital sergipana, exigiu que dezenas de moradores precisassem deixar suas respectivas casas a fim de evitar possíveis acidentes. Os primeiros focos foram registrados ainda no início da manhã, por volta das 9h30, nas proximidades do Condomínio Palm Ville; às 10h foi registrada a primeira notificação de ocorrência junto ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP); às 12h as chamas começaram a se aproximar do conjunto habitacional, e, por volta das 13h30, os moradores voltaram a acionar a Secretaria de Estado da Segurança Pública indicando risco real de incêndio em casas, apartamentos e pontos comerciais.
Diante da expansão do problema, por volta das 14h o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) enviou para o local três viaturas tanque, e duas viaturas para promover vistorias em pontos distintos. Dando apoio tático, em virtude da extensa nuvem de fumaça, também estiveram no local, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), profissionais da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e agentes da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE). No momento em que as equipes do Corpo de Bombeiros seguiam trabalhando para evitar que as chamas atingissem as residências, às 15h50, o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), iniciou o processo de resfriamento da área, utilizando ‘Bambi Bucket’ – equipamento utilizado para despejar água sobre incêndios florestais.
O JORNAL DO DIA acompanhou o trabalho dos Bombeiros, e observou que às 17h20 viaturas da corporação e a aeronave do GTA, deixaram o espaço. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, apesar de os caminhões tanque terem deixado o espaço, técnicos seguiram realizando rondas a fim de minimizar os riscos de reativação e nova propagação das chamas. Ao todo cinco casas foram avaliadas com o propósito em analisar possíveis danos à estrutura física; todas apresentavam temperatura elevada em paredes, mas sem indicar risco de colapso. A perspectiva por parte da SSP é que novas vistorias sejam realizadas inda no início da manhã de hoje.