Indícios apontam que cobertura em incêndio provocou infecção em 23jornalistas
Publicado em 10 de junho de 2021
Por Jornal Do Dia
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR/SE) identificou que 23 profissionais atuantes na cobertura do incêndio que atingiu o Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, no último dia 27 de maio, em Aracaju, testaram positivo para a Covid-19.. Por se tratar de uma doença imperceptível, em alguns casos, a perspectiva é que esse quantitativo seja superior diante da provável existência de assintomáticos.
Segundo Sindicato, a notificação desses casos chama a atenção para a inquestionável exposição e vulnerabilidade dos jornalistas, bem como a necessidade de imediata inclusão da classe trabalhadora no calendário de vacinação contra o coronavírus. Esses dados fazem parte do dossiê criado pela entidade sindical desde o dia 14 de março de 2020, quando o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou oficialmente o primeiro caso da doença.
"Desde o início deste ano temos chamado a atenção dos gestores estaduais e dos parlamentares sergipanos com atuação em Brasília para a inclusão dos Jornalistas no Plano Nacional de Imunização (PNI), e ao próprio plano estadual. Esse número referente ao trabalho desenvolvido no Nestor Piva mostra na prática o real nível de vulnerabilidade que enfrentamos", avalia o presidente do Sindijor, Milton Alves Júnior.