Inscrições para Prêmio Professores do Brasil terminam dia 28
Publicado em 26 de junho de 2018
Por Jornal Do Dia
Termina nessa quinta-feira (28) o prazo para as inscrições na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
O Prêmio é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com apoio de diversas instituições, entre elas o Sebrae. Podem participar da disputa educadores de escolas públicas, das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas ao sistema público, que tenham desenvolvido experiências pedagógicas exitosas e sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino. A novidade para 2018 é a inclusão do tema "Educação Empreendedora" no prêmio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/. Para participar, os professores devem enviar seus relatos, que poderão ser selecionados para premiações estadual, regional e nacional. Os prêmios incluem valores em dinheiro, viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de troféus e certificados.
Os candidatos podem submeter suas histórias em cinco áreas temáticas: o esporte como estratégia de aprendizagem; uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional; boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas de conhecimento no ensino fundamental e no ensino médio; práticas inovadoras de educação científica e Educação Empreendedora.
Em 2018, a temática "Educação Empreendedora" foi incluída na premiação, após a interlocução do Sebrae junto ao Ministério da Educação. Segundo Rosana Leite, gestora do projeto de Educação Empreendedora do Sebrae/SE, a instituição já desenvolve ações nesse campo em Sergipe desde 2015 e acredita que o prêmio pode ser um multiplicador de boas práticas na educação em todo o Brasil.
"A ideia é que as vivências positivas em sala de aula possam ser transformadas em ações permanentes para desenvolvimento dos alunos. O Sebrae já vem firmando várias parcerias para isso e, agora, estamos com o MEC nesse prêmio. É importante, também, que os professores possam disseminar seus casos de sucesso para a inserção de disciplinas de empreendedorismo aos seus alunos", explica.