O equipamento também analisa explosivos, pedras preciosas e até obras de arte
Instituto de Análises e Pesquisas Forenses adquire equipamento de análise de drogas e outros materiais
Publicado em 16 de junho de 2018
Por Jornal Do Dia
O Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e a Coordenadoria Geral de Perícias (COGERP), por incentivo do Proinvest, adquiriu um Espectofotometro por infravermelho com FTIR, equipamento de alta resolução que proporciona em pouco tempo informações químicas e estruturais de diversos materiais, sejam orgânicos ou inorgânicos.
O equipamento se encontra na sede do IAPF, no complexo do Parque Tecnológico de Sergipe (Sergipetec) na cidade de São Cristóvão. A máquina estava há quatro meses guardada, e a instalação só aconteceu com o recebimento do prédio adequado no Sergipetec.
Nesta sexta-feira, 15, os peritos da área da química forense, do IAPF, iniciaram o primeiro contato com o equipamento e estão sendo capacitados. Segundo o perito criminal do IAPF, Nailson Correia, o equipamento vem inovar e ampliar o leque de perícias que a Polícia Federal pode utilizar. "Com um método rápido e incisivo, ele pode nos ajudar a elucidar, identificando a análise de drogas, substâncias ilícitas. Ele vai também ser utilizado na análise de explosivo, na análise de tinta, papel moeda. Pode até ser utilizado na análise de obras de arte que é uma coisa inédita no Estado", afirmou.
Segundo a especialista Paula Correia, o equipamento trará facilidades. "Ele (equipamento) faz uma comparação de estiramentos de bandas de moléculas, e nós temos uma biblioteca desses estiramentos, que pode ser comparada fazendo uma análise rápida, simples e barata", afirmou.
De acordo com o Perito Nailson Correia, o treinamento completo do equipamento terminará em trinta dias e as análises começarão logo em seguida após a capacitação.