**PUBLICIDADE
Integração do São Francisco
Publicado em 16 de fevereiro de 2013
Por Jornal Do Dia
O então governador João Alves Filho (DEM) sempre foi contrário a transposição das águas do Rio São Francisco, projeto prioritário do então presidente Lula. Por achar que o Velho Chico, bastante assoreado, pode morrer se acontecer a transposição das suas águas, João Alves se indispôs muito com Lula e isso custou caro a Sergipe.
Como não poderia ser diferente, João Alves perdeu a queda de braço com o então presidente Lula. Em 2007, o governo federal iniciou a transposição do São Francisco, cujas obras patinam até hoje, quase seis anos depois.
Nesse período, apenas 43% das obras foram realizadas. O projeto, estimado inicialmente em R$ 4,8 bilhões, está orçado atualmente em R$ 8,2 bilhões.
Diante desta realidade, a comissão especial externa do Congresso Nacional que acompanha as obras da transposição do Rio São Francisco receberá na próxima terça-feira, em audiência pública, representantes de 12 empreiteiras contratadas para realizar os serviços.
Na reunião, a partir das 15h, os senadores devem indagar os convidados sobre os motivos do atraso das obras, agora com fim previsto para 2015, ultrapassando em três anos o prazo fixado no cronograma inicial.
O novo prazo foi confirmado pelo ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional), durante audiência que a comissão realizou em novembro passado. No mesmo dia, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) alertaram que essa meta é possível de ser alcançada, mas depende de melhoria na gestão dos contratos por parte do ministério e reforço na supervisão das obras.
A comissão especial foi criada em novembro, pouco depois da divulgação de relatório do TCU apontando problemas. Então, apenas 43% das obras haviam sido concluídas. Dos nove lotes, quatro se encontravam paralisados. Nesses, as empresas alegaram impossibilidade de cumprir os contratos porque os custos ultrapassaram os valores previstos.
Quem preside a comissão especial é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Na relatoria está o senador Humberto Costa (PT-PE), que deve apontar no documento final soluções que permitam acelerar o cronograma. Além de ouvir autoridades e empresas envolvidas, em março a comissão deve ainda vistoriar trechos das obras.
A integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste visa levar água a municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto inclui a construção de 700 quilômetros de canais, além de adutoras.
Desde o seu início o projeto consta na lista de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Imagine se não constasse. (Com Agência Senado)
Na posse
O prefeito João Alves Filho (DEM) e o senador Eduardo Amorim (PSC) compareceram ontem à solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013/2014, realizada às 10h, no plenário da Casa. O governador Marcelo Déda (PT) mandou como representante o secretário Antonio Noronha (Articulação Política).
Posse
A deputada Angélica Guimarães (PSC) assumiu novamente a presidência da Assembleia. Zé Franco (PDT) a vice-presidência e Adelson Barreto (sem partido) a 1ª secretaria. Já Goretti Reis (DEM), atual secretária de Saúde da Prefeitura de Aracaju, foi empossada como 2ª secretária; o deputado Paulinho Filho (PTdoB) como 3º secretário e Raimundo Vieira (PSL) como 4º secretário.
De volta
Na próxima semana Goretti se licencia da Assembleia e reassume a Secretaria Municipal de Saúde. Assume a sua cadeira na Casa o primeiro suplente da coligação Antônio Passos (DEM).
Angélica
Durante a solenidade de posse Angélica Guimarães agradeceu aos deputados que formaram a antiga mesa diretora e parabenizou todos que formam a nova composição. "Quero declarar a minha irrestrita gratidão aos distintos companheiros que me ajudaram a garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos e administrativos dos dois primeiros anos desta 17ª legislatura", frisou.
Reconhecimento
Disse ainda Angélica: "Seria impossível chegar ao posto de destaque em que me encontro se não estivesse ao meu lado o aval dos queridos colegas e a força, além do apoio e liderança dos amigos senador Eduardo Amorim e do coordenador e líder do nosso agrupamento, Edvan Amorim. Saberei honrar e dignificar a confiança de todos".
Franco 1
Após ser empossado Zé Franco disse estar preparado para o novo desafio. "É mais uma etapa da minha vida. Vamos trabalhar no intuito de colaborar com as discussões em prol do povo sergipano", disse o parlamentar, que em 1992, em seu primeiro mandato de deputado estadual, assumiu a vice-presidência pela primeira vez.
Franco 2
Para Zé Franco, a eleição da nova composição da mesa diretora viabilizará os projetos que já estão em andamento. "Iremos trabalhar para garantir que tudo seja realizado dentro de um planejamento. Para que isto ocorra, foi necessário a reeleição de Angélica Guimarães como presidente", declarou.
Franco 3
Disse ainda Zé Franco: "O biênio na Assembleia será tocado com tranquilidade e união. A prova pode ser observada na questão do Proinveste. Houve consenso e quem ganhará é o Estado e os municípios, que vão receber obras estruturantes, especialmente Socorro, que será bem agraciada".
Franco 4
Zé Franco pode assumir a presidência da Assembleia ainda este ano, caso a presidente reeleita Angélica consiga consolidar seu nome para a futura vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. É que Reinaldo Moura é o próximo conselheiro a se aposentar compulsoriamente ao completar 70 anos em novembro e Angélica é o nome dos irmãos Amorim para a vaga.
Amorim 1
Presente na solenidade, o senador Eduardo Amorim (PSC) elogiou a nova formação da Mesa. "O povo pode ter a esperança renovada e até aumentada porque estes deputados sonham e desejam um amanhã bem melhor. Sei que estes parlamentares irão agir com zelo e com responsabilidade, o que a mesa passada já fazia, mas este é um momento de renovação", disse.
Amorim 2
Ao falar sobre o conceito de política, Eduardo Amorim declarou: "A política deve ser visualizada com responsabilidade e compromisso, mantendo sempre as cobranças necessárias. Por isso, minha consciência é o meu guia, desejo para todos os empossados manter sempre a coerência".
João Alves
Já o prefeito João Alves destacou a independência dos deputados e a sua ótima relação com o Parlamento Estadual. "Este é um poder essencial que todo líder do executivo deve ter um bom diálogo e entendimento. Nossa relação é de muito respeito e é por isso que eu saúdo todos os deputados por essa nova composição", afirmou.
Mensagem
Na próxima segunda-feira começam os trabalhos legislativos do exercício de 2013 na Assembleia Legislativa. O secretário Silvio Santos (Casa Civil) irá a abertura dos trabalhos, às 15h, para levar a mensagem do governo aos deputados.
Liderança
É provável que o deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) permaneça mais um tempo como líder do governo na Assembleia. A deputada estadual Conceição Vieira (PT), que tem seu nome especulado para assumir a liderança este ano, disse à coluna que se fosse convidada não aceitaria o desafio.
Justificativa 1
Segundo Conceição, ela anda muito cansada por ter trabalhado muito nos últimos dois anos. Lembra que além de ter ocupado a 1ª secretaria da Assembleia ainda foi candidata a vice-prefeita de Aracaju nas eleições passadas, de última hora.
Justificativa 2
Ainda de acordo com a deputada, que deixou ontem a 1ª secretaria da Assembleia, a liderança do governo ocupa muito o tempo e ela precisa descansar e trabalhar a sua reeleição. "A eleição de 2014 não será fácil. Quem está dentro quer continuar e tem muita gente fora querendo entrar", afirma.
Curtas
Vários prefeitos do interior prestigiaram ontem a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, cuja eleição antecipada em um ano e realizada no final de fevereiro de 2012 provocou o rompimento político do governador Marcelo Déda com os irmãos Amorim.
Quem também prestigiou a posse foi o presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Déda, e o coordenador geral do Ministério Público Orlando Rochadel.
Apenas quatro deputados estaduais não compareceram ontem à solenidade de posse da Mesa na Assembleia. São eles: Arnaldo Bispo (DEM), Maria Mendonça (PSB), Susana Azevedo (PSC) e Zezinho Guimarães (PMDB).
Na próxima semana deverá ser discutido nas comissões e no plenário da Assembleia o Proinveste.