Quinta, 22 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Inverno tem previsão de poucas chuvas


Avatar

Publicado em 21 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Kátia Oliveira
[email protected]

A chegada do inverno, do ponto de vista da chuva, não deverá trazer grandes novidades para os sergipanos, que já encararam longa estiagem desde o início do ano. A estação, que se iniciou oficialmente às 20h09 de ontem, terá como grande característica um reduzido volume de chuvas em todo o estado.
Diferentemente do que ocorreu no ano passado, o inverno de 2012 no Hemisfério Sul transcorrerá em condições de neutralidade, sem as ações dos fenômenos El Niño e El Niña (aquecimento e resfriamento anormais das águas superficiais do Oceano Pacífico).
"De fato, as previsões realizadas recentemente para os próximos três meses devem se confirmar, apontando um inverno com chuvas abaixo da média no estado. Com isso, teremos chuvas formadas pelas passagens de frentes frias. O clima também não terá grande alteração. Em Aracaju, por exemplo, os termômetros devem registrar nos próximos meses marcas negativas que não devem ultrapassar 22º. Já nas regiões localizadas na parte mais alta do estado, o clima poderá alcançar 15º", explica o meteorologista Overland Amaral, do Centro de Meteorologia de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com o prognóstico da meteorologia, durante a estação de inverno, a neutralidade no Oceano Pacífico é confundida com normalidade, ou condições de temperatura e precipitação próximas da média histórica.

Preocupação – As poucas chuvas neste inverno preocupam o Centro de Meteorologia de Sergipe. "Considerando que esta estação tem grande importância para a agricultura local e que a escassez de chuvas afeta diretamente todos os setores da economia, como as culturas tradicionais de plantações do milho, do feijão e outros alimentos, com certeza é uma situação prejudicial", diz Overland Amaral.
Em alguns locais do Brasil, entretanto, a atmosfera ainda responde ao La Niña do início do ano e o inverno deve ter variabilidade maior da temperatura e aumento na frequência e intensidade da chuva.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade