**PUBLICIDADE


Investimentos da Petrobras


Publicado em 03 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Petrobras iniciou novo processo de contratação para construção de duas unidades de produção destinadas ao projeto Sergipe Águas Profundas

 

Há quem diga, precipitadamente, talvez, que o projeto Sergipe Águas Profundas jamais sairá do papel. As dificuldades operacionais enfrentadas pela Petrobrás a fim de viabilizar a exploração de jazidas localizadas na bacia Sergipe-Alagoas protelam a efetiva realização da empreitada, até o limite da exaustão. A empresa estatal, no entanto, se recusa a entregar os pontos.

A Petrobras iniciou novo processo de contratação para construção de até duas unidades de produção de petróleo do tipo FPSO, destinadas ao projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), na Bacia de Sergipe-Alagoas. A modalidade de contratação será do tipo Build, Operate and Transfer (BOT), no qual a contratada é responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial definido em contrato. Posteriormente a operação será transferida para a Petrobras.

A escolha da modalidade BOT é resultado da estratégia da Petrobras de buscar novos modelos de contratação de FPSOs. Essa abordagem visa trazer solução de financiabilidade para projetos de óleo e gás, considerando que a unidade será própria da Petrobras, além de viabilizar o início da produção dos projetos no menor tempo possível. Desta forma, a companhia busca garantir benefícios trazidos por novos projetos para a sociedade brasileira e o retorno do investimento para seus acionistas.

Quem viver verá. Com previsão para entrar em operação em 2030, a primeira unidade (SEAP I) terá capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Já a segunda unidade (SEAP II), que só deverá começar a operar depois de 2031, terá capacidade de 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Além disso, o “Sergipe Águas Profundas” contará com um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE