Itabaiana aproxima-se do pico de contaminação pela Covid-19
Publicado em 22 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
Itabaiana está atingindo o pico da infecção causada pelo coronavírus, uma vez que nas últimas duas semanas a cidade não registrou números maiores de Covid-19 que a semana 27. A próxima semana epidemiológica, a 30ª, poderá marcar a condição de pico se o número semanal de novos casos não for maior que as três semanas anteriores.
A previsão de boa notícia está na 9ª edição do Boletim Semanal Covid-19, correspondente à 29ª semana epidemiológica e publicado ontem. O número de notificações diárias em Itabaiana foi semelhante ao número de notificações diárias da semana anterior (semana 28).
O Boletim Semanal Covid-19 é produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECIA), do Campus de Itabaiana, da UFS, com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, e é coordenado pelo professor José Ronaldo Santos (DBCI).
Até o dia 18 de julho, dia do fechamento da semana epidemiológica, tinham sido realizados em Itabaiana 6.470 testes, dos quais houve 2.210 foram confirmados, com 1.503 recuperados e 47 óbitos. Ainda havia 660 pessoas monitoradas, sendo que 52 se encontravam hospitalizadas e 608 em isolamento domiciliar.
Na última semana, o número de notificações aumentou 20,7% em relação ao valor acumulado das semanas anteriores. Quando comparada ao número de notificações da semana 28, a semana 29 apresentou um aumento de 5,2%.