Terça, 13 De Maio De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

ITPS desenvolve projetos que promovem tecnologia e sustentabilidade em favor da sociedade


Publicado em 23 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se


(Gabriel Ribeiro/Divulgação)

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) mostram que ciência e sustentabilidade podem caminhar juntas para promover avanços sociais. Alguns exemplos de projetos em andamento no órgão – que é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, do Governo de Sergipe – buscam responder a demandas reais da população por meio de soluções tecnológicas voltadas ao meio ambiente, à segurança alimentar e ao fortalecimento da produção agrícola local. São projetos que reforçam o papel do ITPS como agente de desenvolvimento científico e tecnológico, com foco em inovação, sustentabilidade e compromisso social.
A engenheira florestal Danielle Guimarães lidera uma das iniciativas que têm como foco o desenvolvimento de um fertilizante à base de agrominerais e biochar. A pesquisa intitulada ‘Desenvolvimento de fertilizante composto por agrominerais e biochar para promoção da fertilidade em solos sergipanos’ busca oferecer aos agricultores sergipanos um composto capaz de promover a fertilidade dos solos locais – caracterizados por suas particularidades – de maneira sustentável.
Por meio da realização de testes em solos e cultivo de plantas, os pesquisadores vão realizar o monitoramento da resposta nutricional e do crescimento vegetal. “O que a gente busca é criar uma formulação que associe o uso de agrominerais já adotados pelos produtores a resíduos que tenham potencial como o biochar, aproveitando inclusive resultados de pesquisas anteriores com biocarvão de coco verde. A ideia é liberar nutrientes de forma eficiente para as plantas, com um insumo que valorize o que o estado já produz”, explica a pesquisadora.
Com prazo de dois anos e testes em andamento, além da pesquisadora Desenvolvimento Tecnológico Regional (DTR) Danielle Guimarães, o projeto conta com a participação dos pesquisadores Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI) João Victor Cardoso e Anderson Gois, e com o IT (nível graduação) Neivaldo Messias. Os resultados esperados incluem uma alternativa viável e de baixo custo para pequenos produtores, capaz de potencializar o uso de insumos naturais com benefícios diretos para a produtividade agrícola.
De acordo com a pesquisadora, a ideia é priorizar os agrominerais contidos no estado, sem precisar utilizar de outras fontes. “A nossa prioridade é ver o que o produtor está usando aqui, observar qual é a demanda do produtor, fazer esse diálogo e também priorizar o que tem aqui no estado para a produção”, ressalta.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade