Segunda, 09 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

ITPS irá fiscalizar brinquedos em Aracaju


Publicado em 03 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Muita gente já está procurando presentes para o Dia das Crianças

VENDA DE BRINQUEDOS AUMENTA

Milton Alves Júnior

O Instituto Tecnológico de Pesquisa e Estatística de Sergipe (ITPS) irá promover nos próximos dias uma ação unificada de vistoria em estabelecimentos que revendem brinquedos no estado. A intenção é atestar a qualidade dos produtos que devem ser comercializados nesse mês de outubro em face do Dia das Crianças.
Para evitar que os itens irregulares sejam retirados temporariamente das prateleiras, a direção do instituto preferiu não divulgar o início das atividades, a região, nem a quantidade de técnicos que irão participar da ação.

A recomendação é que os clientes verifiquem se os brinquedos possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para evitar acidentes no manuseio. Segundo Miguel Ângelo Seixas, gerente de metrologia do ITPS, além do selo, a população deve ficar atenta para brinquedos com peças pequenas, fáceis de soltar, ou que possuam áreas pontiagudas.

"Se trata de um conjunto de cuidados que os pais, ou responsáveis pela criança devem atentar na hora de escolher o presente. Por isso, antes de comprar, analisem se o produto não irá causar problemas mais graves no futuro", alertou.

De acordo com a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, os presentes mais procurados serão os brinquedos, com uma média de 73%. Na sequência, aparecem as roupas, sapatos e acessórios 6%; jogos eletrônicos 6%; celular e smartphone 5%; e produtos de informática 3%.

"É importante deixar claro que não só os brinquedos devem ser escolhidos cautelosamente. Iremos fiscalizar todos os possíveis tipos de produtos que serão vendidos. Dessa maneira estamos contribuindo com a segurança de todos. Assim que o trabalho for concluído, iremos divulgar os dados da fiscalização em Sergipe", disse Seixas.

Faltando pouco menos de dez dias para a data, as lojas das áreas comerciais de Aracaju já tentam atrair os clientes para aproveitar as promoções. Com dúvidas em relação ao presente que dará a sobrinha, a universitária Jéssica Macêdo preferiu ir às compras antes do ‘aquecimento’ de pessoas nos estabelecimentos.

Segundo ela, o objetivo é procurar um produto da Barbie, com preço baixo e aparentes condições de qualidade. "Não sou do tipo de brasileiro que deixa tudo para a última hora, prefiro pesquisar calmamente antes de escolher o que irei dar de presente aos meus familiares. Esse esforço não faço apenas no Dia das Crianças, mas sim em todas as datas especiais do ano", alegou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade