Quarta, 02 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Já é Carnaval, cidade!


Publicado em 01 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Rei Momo e rainha: anfitriões da folia.

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Aracaju é, para todos os efeitos simbólicos, um reino de alegria. A prefeita Emília Corrêa entregou a chave da cidade para o Rei Momo, cumprindo um rito consagrado desde há muito, sempre às vésperas do Carnaval.
Aqui, convém admitir o espírito cívico da prefeita. Evangélica, ela poderia torcer o nariz para a chamada festa da carne, como tantos outros. Assim sugeria a anedótica evocação do Leão de Judah, a fim de celebrar a sua eleição para a Prefeitura de Aracaju. Ao invés disso, num gesto coberto de civilidade, reconheceu o primado da Cultura e deu o ponta pé inicial da folia.
O tal rito – A magia do Carnaval toma conta de Aracaju desde ontem, quando a chave da cidade foi entregue ao Rei Momo.
A cerimônia aconteceu no histórico Cotinguiba Esporte Clube e marcou oficialmente o início da festa mais esperada do ano.
A Prefeita Emília Corrêa passou o comando da cidade para o grande anfitrião da folia, Abel Wesley, vencedor do concurso Rei Momo 2025. Ao seu lado, a Rainha do Carnaval Ingride Gomes, abrilhantou a cerimônia com toda sua elegância e samba no pé.
A solenidade contou com a presença de autoridades, foliões e artistas, reforçando o compromisso da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) com a preservação e o fortalecimento da tradição carnavalesca da capital sergipana. Sob a liderança do presidente interino Fábio Uchôa, o evento prometia emocionar e animar os apaixonados pelo Carnaval.
“A entrega da chave simboliza a alegria, a liberdade e a energia que tomarão conta das ruas de Aracaju nos próximos dias. Com essa tradição, a cidade dá início a uma festa democrática e vibrante, onde o povo é o grande protagonista”, disse Uchôa.
Ao resgatar essa tradição de sediar a entrega da chave do Rei Momo no Clube Cotinguiba, A Funcaju reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar a cultura e manter viva a essência do Carnaval aracajuano.
“Além de celebrar a festa, o evento no Cotinguiba carrega o peso da memória e do afeto de tantos que viveram momentos inesquecíveis ali”, lembrou Barata do Cavaquinho, diretor de Cultura e Arte da Funcaju.
Cotinguiba – O Cotinguiba Esporte Clube é um dos palcos mais tradicionais do Carnaval de Aracaju. Com sua história centenária, o clube já foi cenário de memoráveis bailes e eventos que marcaram gerações de foliões.
Em décadas passadas, seus salões eram ponto de encontro de blocos, orquestras de frevo e grandes nomes da música carnavalesca, consolidando-se como um espaço icônico da folia sergipana.
O Cotinguiba Esporte Clube recebia o grande evento carnavalesco, “O Baile dos Artistas”, organizado pelo radialista João de Barros Menezes Filho, “Barrinhos”, com a participação de grandes artistas como o saudoso Lisboa, o costureiro Hipólito, entre outros nomes da alta costura sergipana e das artes.
A cerimônia que abriu o reinado de Momo em Aracaju, portanto, honra o passado e abraça o futuro, reafirmando o Cotinguiba como um templo da folia em Aracaju.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade