Segunda, 20 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Jackson e Mendonça


Publicado em 28 de janeiro de 2014
Por Jornal Do Dia


No sábado do Pré-Caju, o governador Jackson Barreto (PMDB) surpreendeu a muita gente quando desfilou no bloco Nana Banana tendo ao seu lado o deputado federal Mendonça Prado (DEM). Foi à primeira aparição pública dos dois em um evento que reúne milhões de sergipanos e turistas todos os anos.

Desde que começou a discussão do processo eleitoral, que se especula a possibilidade de Mendonça compor a chapa majoritária do governo como candidato a senador, mediante a doença e depois o falecimento recente do governador Marcelo Déda, que seria o candidato natural ao Senado.
Com o surgimento do nome da viúva de Déda, a secretária de Inclusão Social Eliane Aquino, como candidata a senadora já se discute nos bastidores a possibilidade de Mendonça ser o candidato à vice de Jackson, o que deixaria o PSB do senador Valadares de fora da chapa majoritária.

Como essas conversas só estão ocorrendo nos bastidores, com muitas especulações, realmente acabou surpreendendo o fato de Jackson e Mendonça terem desfilado abraçados durante o percurso do Nana Banana. Cumprimentando os foliões, os dois  mais pareciam pré-candidatos a chapa majoritária e em plena sintonia.

O curioso é que o povo não deixou de manifestar um carinho com Jackson e Mendonça, como se aprovasse a parceria. Durante todo o percurso foliões acenavam ou cumprimentavam os dois, que riam a toa com a boa receptividade.
Não será fácil para o governador ter Mendonça Prado na sua chapa como candidato ao Senado ou a vice-governador, caso o prefeito João Alves Filho (DEM) decida não concorrer ao governo. É que são apenas duas vagas na majoritária, que nem PT nem PSB pretende abrir mão. Sem falar ainda da definição de João Alves por um nome.

Diante deste cenário político Jackson tem de agir com maestria, pois o PT não vai querer abrir mão do Senado nem o PSB de indicar o vice. Até porque não quer perder nenhum aliado e ainda conquistar o DEM, que também é sonho de consumo do outro candidato ao governo, o senador Eduardo Amorim (PSC).
Sem falar que a conquista do DEM tem mais um implicador para o governador: a existência de uma resolução nacional do PT proibindo coligação do partido com o DEM e PSDB. JB pode ser obrigado a escolher entre ficar com os petistas ou começar um relacionamento com demistas.
Em meio a esse cenário, Jackson terá que ser um maestro habilidoso …

 Com João
Após desfilar no Pré-Caju no sábado, no bloco Nana Banana com o deputado federal Mendonça Prado (DEM), o governador Jackson Barreto (PMDB) foi visitar o prefeito João Alves Filho (DEM) no camarote da Prefeitura de Aracaju. Foi na companhia do deputado estadual Luiz Garibaldi (PMDB) e do secretário da Casa Civil, Zezinho Sobral, além do próprio Mendonça.

Solto
Jackson ficou um bom tempo no camarote de João Alves e pareceu bem à vontade. Entre os presentes a senadora Maria do Carmo (DEM) e o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB).
Assediado
Quem também visitou o camarote de João Alves foi o ex-governador Albano Franco (PSDB) e os senadores Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC). Valadares visitou João na companhia do ex-prefeito Sukita (PSB/Capela) e Eduardo da presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Angélica Guimarães (PSC).

Na Ilha 1
Na noite do sábado e domingo João Alves foi ao Camarote da Ilha FM, na companhia do vice Machado. Conversou um bom tempo com Edvan Amorim, o deputado federal André Moura (PSC), o deputado estadual Adelson Barreto (PTB) e o próprio Eduardo. No domingo, Eduardo Amorim retribuiu a visita de João Alves indo ao camarote da prefeitura.

Na Ilha 2
Eduardo Amorim foi aos três dias do Pré-Caju, ficando no Camarote da Ilha FM onde recebeu prefeitos e lideranças políticas aliadas.

Ponto de vista
De José Carlos Machado ao ser questionado sobre Mendonça Prado ter saído no Nana Banana ao lado de Jackson Barreto: "Mendonça é um político, tem suas convicções e não esconde de ninguém. Ele colocou em prática o que manifesta politicamente. Não esconde que se João Alves não for candidato a governador, defende o apoio a Jackson Barreto".

Reforma
O governador Jackson Barreto espera concluir a reforma do secretariado  até o dia 15 de fevereiro. Disse que faltam poucas mudanças e que elas serão paulatinas.

Adema
Para a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que é presidida pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, irá o ex-deputado federal Wanderlê Correia (PMDB). Genival permanecerá secretário.

Ficam
Jackson também confirma a permanência dos três secretários do PSB no seu governo: Belivaldo Chagas (Educação), Maurício Pimentel (Esporte) e Elber Batalha (Turismo). Diz que está satisfeito com os três e se refere a Pimentel como o secretário que traz uma agenda positiva.

Desincompatibilização
Elber Batalha deixará a Secretaria de Turismo no dia 4 de abril, prazo final para descompatibilização do cargo para quem deseja disputar mandato nas eleições de outubro e ocupa cargo público. Ele será candidato a deputado estadual pelo PSB.

Confiantes
Os secretários do PSB não acreditam em um rompimento político do partido com o governador Jackson Barreto, como se especula diante da candidatura ao Planalto do presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos.   

Na Justiça
Como a coluna noticiou no sábado, o histórico do PPS Wellington Mangueira deve assumir a Secretaria da Justiça no lugar de Benedito Figueiredo, que assumirá a Secretaria de Governo. Mangueira já vem participando de vários atos do governo nas duas últimas semanas e esteve duas vezes no Palácio em audiência com o governador.

Próximos
Wellington Mangueira foi secretário de Segurança Pública no governo Albano Franco. Jackson se refere ao ex-comunista como "companheiro" ou "camarada".  Os dois foram presos políticos durante a ditadura militar.
Agricultura
O ex-secretário de Governo, Chico Dantas, deve mesmo ser o novo secretário da Agricultura. A indicação será do PR, comandado pelo prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, e o vereador Jony.

Com Lula
Jackson Barreto esteve ontem com o ex-presidente Lula, na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Conversaram sobre a atual conjuntura política e econômica do país e, claro, sobre a política em Sergipe, quando o próprio Jackson será candidato ao governo. Lula deve fazer algumas interferências a favor de JB.

Homenagem
O governador retornará hoje a Sergipe e à noite participará da formatura dos alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior, cujo nome da turma será Governador Marcelo Déda. O evento será às 19h, no Emes.  

Lançamento
No dia 10 de fevereiro o PT fará 34 anos. Segundo o presidente nacional do partido, Rui Falcão, nessa data haverá o lançamento da pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

Disputa interna
Informações chegadas à coluna dão conta que o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, está se organizando para disputar internamente a candidatura ao Senado. E que se a viúva de Marcelo Déda, a secretária Eliane Aquino, desejar ser candidata terá que disputar na convenção do PT.

Veja essa…
Do vice-prefeito José Carlos Machado: "Enquanto Jackson Barreto e Eduardo Amorim sonham com o apoio de João Alves para o governo eu penso na candidatura de João Alves a governador".

… e essa …
Quando Jackson Barreto passou no Nana Banana pelo Camarote da Ilha, onde encontrava-se o adversário Eduardo Amorim, foi aplaudido por vários simpatizantes que gritavam seu nome.     

Curtas
Os blocos Nana Banana, comandado pelo Chiclete com Banana, e Caranguejo Elétrico, por Elba Ramalho, foram os blocos preferidos dos políticos de Sergipe.

Entre os foliões do Nana Banana, Jackson Barreto, os deputados federais Márcio Macedo, Fábio Reis e Mendonça Prado, os deputados estaduais Luiz Garibaldi, Conceição Vieira e Susana Azevedo, e o vereador Nitinho.

De Márcio Macedo ao ser questionado por um folião do Nana Banana sobre o fato de Jackson e Mendonça estarem juntos no bloco: "É Pré-Caju, eles estão ficando".
De Machado sobre as visitas de Jackson Barreto, Valadares e Eduardo Amorim ao camarote da prefeitura: "Teve abraços e afagos. Foi apenas um encontro para tirar fotos. Ninguém conversa no meio de tanto barulho".

O suplente de deputado federal Marcelinho Carioca (PT/SP) participou do Pré-Caju, no Camarote da Ilha. Ele será candidato a deputado estadual este ano.

Na parte de trás da camisa do bloco Caranguejo Elétrico, no Pré-Caju estava inscrito "A carnalita é de Capela".

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE