Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE


Jackson enxerga um 'predador'


Publicado em 18 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) fez ontem para um grupo de jornalistas uma ampla análise da situação política estadual, após a cerimônia em que fez a cessão de uma casa para instalação da sede própria do Sindicato dos Jornalistas. Ele entende que desde já, a população sergipana já está analisando os gestos dos possíveis candidatos a governador nas eleições de 2014 e está convencido de que, no momento oportuno, vai definir quem "é o predador" da política sergipana. "Eu não sou e não serei", garante.

Jackson evitou citar nomes, mas nas entrelinhas deixou claro que se referia aos irmãos Amorim (o senador Eduardo, do PSC, e o empresário Edvan, do PTB), que no final do mês passado fizeram uma festa de apresentação dos 13 partidos que integram o grupo e lançaram a pré-candidatura do senador ao governo do Estado. "Ao invés de serviços prestados, mostram uma ambição desmedida pelo poder, não para servir ao povo sergipano, mas a eles mesmos. Eles possuem interesses em todas as áreas e querem controlar todos os setores da economia", acusou o governador.

Ele garante que não teve maiores preocupações em ampliar o número de partidos aliados ou buscar novas filiações porque os partidos do grupo já são devidamente consolidados, com bom tempo na TV. Disse que evitou apenas que os "desesperados" tentassem retirar partidos aliados, como o PSD, porque poderia prejudicar os que já estão filiados e pretendem disputar as eleições pelo bloco do governo.
Jackson Barreto acha que a sua provável candidatura é uma consequência natural da sua condição de governador em exercício e a população vai analisar a sua capacidade de gerenciamento e de administrar o Estado num momento que considera extremamente difícil, em função da queda de receita que vem atingindo todos os Estados e municípios brasileiros, em função dos programas de desonerações do governo federal. "Nesse momento meu papel é gerenciar bem o Estado, pagar a folha em dia, autorizar e inaugurar obras e priorizar as camadas menos favorecidas".
Para exemplificar a queda de arrecadação, Jackson disse que no mês de julho deste ano, os repasses da União foram R$ 47 milhões inferiores aos repasses feitos no mês de julho do ano passado. Mesmo assim ele garante que vai conseguir terminar o ano com a folha em dia, inclusive o 13º salário. "Mas a situação não é melhor nem pior do que a do final de 2012".

Sobre as críticas de deputados da bancada governista de que não são sequer atendidos por alguns secretários, o governador em exercício reconhece que o problema persiste, apesar da sua insistência para que eles não só recebam como prestem todas as informações necessárias para que os parlamentares possam se posicionar nos debates na Assembleia Legislativa. "Pode ser falta de convivência democrática, mas isso vai ter que mudar. Eles terão que entrar na linha", adverte.
Jackson também nega que haja qualquer disputa por cargos entre PT e PMDB. "Que briga por cargos? O PMDB possuía uma secretaria e agora tem duas – Agricultura e Planejamento, que por enquanto são ocupadas por um único secretário, José Sobral", ressalta o governador em exercício, que defende a manutenção do entendimento entre os partidos que integram a base governista desde o primeiro mandato do governador Marcelo Déda, em 2007. "Em Sergipe, PT, PMDB, PSB, PCdoB sempre foram aliados históricos".
Hoje, Jackson dá sequência a mais uma rodada de inaugurações, rotina dos últimos meses em todos os finais de semana. E garante que política mesmo só passará a pensar a partir de 2014.

Pesquisa
De Jackson Barreto ao ser indagado por um jornalista sobre o que achou da pesquisa divulgada na última segunda-feira pelo Dataform. "Pergunte ao Jozailto (Lima, editor do Cinform), que estava ao seu lado", disse e depois completou: "O senador Eduardo foi eleito em 2010 com 33% dos votos e agora aparece nas pesquisas com 18%, mesmo estando em campanha permanente desde a divulgação do resultado da eleição. Em seu lugar, eu preferiria esconder essa pesquisa", frisou.

Tempo
Para Jackson, o tempo conspira contra a candidatura do prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM) ao governo. "Para ser candidato, ele tem que renunciar a prefeitura no dia 31 de março. Se a desincompatibilização fosse dois meses depois a situação seria diferente. Mas somente ele pode responder".

No interior 1
O governador em exercício Jackson Barreto tem agenda cheia hoje em Propriá. A partir das 9h30, entregará 18 ônibus escolares a vários municípios; inaugurará a reforma e ampliação da Escola Estadual Dom Antônio Cabral; e dará a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual Joana de Freitas.

No interior 2
Ainda em Propriá, já no período da tarde, a partir das 15h30, Jackson Barreto entregará a sede do 2º Grupamento de Bombeiros Militares e a sede da Companhia de Polícia Militar de Propriá.

No interior 3
Jackson almoçará na casa do aliado, o ex-prefeito de Propriá, Renato Brandão. Estarão no almoço os deputados presentes e prefeitos convidados do anfitrião, que estarão em Propriá para receber os ônibus para seus municípios.

Evitando desgaste
O senador Eduardo Amorim voltou atrás e votou favorável ao Programa "Mais Médicos", que visa à contratação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior para municípios onde não tem médicos. "Espero que não só a medicina, mas todas as outras categorias sejam reconhecidas como carreiras de estado, pois saúde pública não é constituída apenas pelos profissionais médicos. Votei favorável e temos consciência da necessidade de mais profissionais, assim como mais enfermeiros, psicólogos, agentes de saúde e endemias", disse.

Novos municípios 1
Ontem, na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) destacou a aprovação no Senado Federal de substitutivo ao projeto de Lei que estipula novas regras para criação, desmembramento, fusão e incorporação de municípios.  Comemorou o fato do projeto transferir para as Assembleias Legislativas o direito de legislar sobre a criação de novos municípios em seus Estados.

Novos municípios 2
Revelou o parlamentar que alguns povoados em Sergipe possuem condições de garantir a sua emancipação, pela grande população e receita. Citou como exemplo, Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo, que produz 51 mil litros de leite por dia. "Existem ainda os povoados Colônia Treze, Sítio Novos, Samambaia, Jenipapo e Tanque Novo. E os conjuntos Rosa Elze e Eduardo Gomes, que podem se emancipar de São Cristóvão e podem ajudar o crescimento daquela área".

Absolvido
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgaram ontem improcedente a ação penal movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o deputado estadual Raimundo Vieira. O MPE acusou o parlamentar de ter infringido o art. 324 do Código Eleitoral durante a campanha eleitoral de 2010. Dispõe o Art, 324: Caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. A relatora do processo foi a juíza Maria Angélica França e Souza.

Adiado
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou para a próxima quarta-feira (23) a votação do projeto de decreto legislativo 85/2013, que suspende os efeitos da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de redefinir o número de deputados federais por Estado. A análise da matéria estava prevista para ontem, mas Renan entende que a proposta deve ser discutida por mais tempo pelo plenário.

Aprovado
A Câmara dos Deputados aprovou no final da noite de anteontem o projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 6397/13, do Senado), que altera normas para a propaganda eleitoral na TV e na internet e simplifica a prestação de contas dos partidos. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alterado por emendas. Os deputados poderão concluir na próxima terça-feira (22) a análise dos destaques apresentados ao texto.

Veja essa…
O prefeito João Alves (DEM), mais uma vez, está vendo seus projetos não serem concretizados por decisão da Justiça. Depois de ser impedido judicialmente de criar as Organizações Sociais (OSs), que passariam a gerir a saúde em Aracaju; de fazer o projeto de contenção do molhe da 13 de Julho, com o aterro de até 40 metros do rio sem o estudo de impacto ambiental, ontem a Justiça determinou a suspensão da licitação do leilão da Conta Única do município de Aracaju marcado para a próxima segunda-feira, 21. A conta está no Banese há décadas e o prefeito quer leiloar com o lance de R$ 40 milhões. A suspensão dessa licitação partiu da desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe, Iolanda Guimarães, que acatou ação do Sindicato dos Bancários.  

… e essa …
De um parlamentar adversário de João Alves: "O Negão ainda não percebeu que os tempos são outros de quando ele foi prefeito biônico de Aracaju, na década de 1970".

Curtas
Hoje o deputado federal Márcio Macêdo (PT) fará uma palestra sobre redução da maioridade penal para estudantes do Colégio Estadual César Leite, em Itabaiana. O parlamentar, que é contrário à redução da idade penal de 18 anos para 16 anos, apresentará seus argumentos para estudantes que farão o Enem neste ano.

O deputado federal Almeida Lima (PMDB) visitou anteontem o vice-presidente da República, Michel Temmer (PMDB).

O deputado Laércio Oliveira (Solidariedade) está na Espanha participando na Universidad de Valladolid (UVA), em Castilla y Leon, do "Colóquio sobre el proceso de Codificacion mercantil en España y Brazil". Hoje ele participará do debate sobre o tema "Títulos y Valores en los Proyectos de Código".

A vereadora Emília Corrêa (DEM) quer mais atenção dos gestores da saúde para a importância de promover ações que possibilitem acesso digno às mulheres na realização do autoexame do câncer de mama. Para ela, as dificuldades em conseguir uma consulta ou até mesmo um exame fazem com que a mulher seja diagnosticada tardiamente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE