Lacen afirma que reduziu demanda reprimida por testes decoronavírus
Publicado em 30 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), responsável por grande parte das análises laboratoriais para diagnóstico da Covid-19, informou ontem que reduziu a demanda reprimida de 6 mil amostras para 4 mil. Segundo dados do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) de março até dezembro foram cadastradas um total de 166.996 amostras para análises do coronavirus. De 1º de dezembro até o dia 28, o sistema registrou o cadastro de 34.039 amostras, oriundas das unidades hospitalares e de saúde de todo o Estado.
De acordo com o superintendente da unidade, Cliomar Alves,medidas administrativasforam adotadas para a manutenção da emissão dos laudos, em função da alta demanda laboratorial. Uma delas, foi a contratação feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de profissionais de biomedicina e técnicos em laboratório, para trabalhar no serviço de Biologia Molecular, setor onde ocorre o processamento das amostras pela técnica RT-PCR em Tempo Real."O trabalho está concentrado em retornar a normalização dos resultados para o prazo de cinco dias", relatou Cliomar, ao explicar que o Lacen encaminha via on-line os laudos, e que as unidades de saúde são responsáveis em acompanhar e liberar os resultados para os pacientes. Ele informou ainda kue "os profissionais trabalham intensamente para liberar em tempo hábil os resultados dos testes em todo o Estado".
O Lacen realiza testes PCR em amostras para diagnóstico da Covid-19. Na unidade, o material (secreção do nariz e garganta) coletado no paciente com suspeita de contaminação do vírus, passa por diferentes estágios de preparação e extração do material genético até chegar à etapa final do processo, que é a amplificação do RNA do vírus e, a liberação do laudo com o resultado.