Quinta, 12 De Junho De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Lagarto assegura pagamento do piso do magistério municipal e reajuste de 6,27%


Publicado em 16 de maio de 2025
Por Jornal Do Dia Se


O prefeito Sérgio Reis acompanhou a votação na Câmara Municipal(Denisson Rosendo/PML)

A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), enviou à Câmara Municipal de Lagarto (CML) o Projeto de Lei Complementar (PLC) N° 08/2025, que altera os apêndices do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Lagarto, de maneira a assegurar o pagamento do piso salarial da categoria. De autoria do Executivo, o texto também atualiza os salários dos professores da educação básica e pedagogos e estabelece o pagamento retroativo em relação ao reajuste do piso salarial de 6,27% proposto pelo Ministério da Educação para 2025. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (15).
O piso salarial nacional para professores foi reajustado através da Portaria Interministerial nº 13 de 23 de dezembro de 2024, com validade a partir de 2025, assim o município vai pagar uma diferença salarial aos profissionais que receberam salários menores do que o novo piso, entre janeiro e abril deste ano. Essa diferença será paga em até oito parcelas, de maio a dezembro de 2025, conforme negociação realizada com o sindicato da categoria.
O envio do PLC à CML para apreciação dos parlamentares foi uma promessa feita pelo prefeito Sérgio Reis em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública do Estado de Sergipe (Sintese) em Lagarto. Ele esteve presente na sessão para acompanhar a votação ao lado dos professores.
“O compromisso da nossa gestão com a educação é real e começa a se materializar com ações concretas, como o pagamento do piso salarial dos professores. Agradeço aos vereadores pela aprovação unânime deste projeto, que representa o início de uma transformação profunda no setor educacional de Lagarto. Estamos modernizando a gestão, planejando novas creches, reformas nas escolas, ampliação do desporto escolar e, em breve, entregaremos o novo prédio da Prefeitura e o Centro Administrativo, reunindo todos os serviços em um só lugar. Seguiremos dialogando com respeito e responsabilidade, honrando a confiança do povo e valorizando os servidores públicos”, destacou o prefeito Sérgio Reis.
O valor do novo piso para professores com nível médio e 40h semanais será de R$ 4.867,77. Trata-se de um reajuste linear de 6,27%, acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano passado, para todos os níveis da carreira do magistério.
O delegado do Sintese em Lagarto, Genivaldo Santos, por sua vez, acredita que o pagamento do piso e o reajuste salarial são formas de reconhecer o esforço e comprometimento dos professores e sua atuação em prol de um ensino cada vez mais qualificado.
“O Projeto de Lei encaminhado à Câmara é fruto de uma discussão que acontece desde o primeiro dia de janeiro junto à administração municipal. A gente foi ajustando, comparando os nossos pareceres técnicos, financeiros, e a gestão entendeu que é possível fazer. Por fim, hoje, ele foi aprovado. É a valorização do magistério municipal de Lagarto. A consequência de um magistério valorizado é uma educação pública valorizada”, aponta.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade