Largo da Gente Sergipana será inaugurado durante as comemorações do aniversário de Aracaju
Largo da Gente Sergipana será inaugurado no aniversário de Aracaju
Publicado em 13 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
Uma das maiores homenagens à cultura popular de Sergipe, o Largo da Gente Sergipana será inaugurado no próximo dia 17 de março, às 17h30, durante as comemorações do aniversário de Aracaju. A instalação artística urbana integrada à paisagem natural do rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju fortalece a identidade cultural do povo sergipano e contribui com o potencial turístico do estado. Durante a entrega do largo para a população sergipana, haverá cortejo com grupos culturais e apresentações da Orquestra Jovem de Sergipe e do grupo Burundanga Percussivo, cortejo de tototós e show pirotécnico no Rio Sergipe.
Resultado de uma parceria entre o Instituto Banese, o Banco do Estado de Sergipe e o Governo do Estado, o largo já é considerado uma referência de valorização e preservação da arte e da cultura do povo sergipano e um novo cartão postal da cidade de Aracaju. Localizados um de frente para o outro, o Largo da Gente Sergipana dialoga com o Museu da Gente Sergipana, espaço que valoriza o patrimônio cultural do estado e cuja infraestrutura dará o suporte necessário aos visitantes do largo, incluindo estacionamento, espaço gastronômico e loja com artesanato local.
De acordo com o diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, o Largo da Gente Sergipana é mais um importante projeto do Instituto Banese e um espaço cultural e turístico que será ocupado pelos sergipanos e por todos que vem a Sergipe, buscando conhecer e desfrutar de sua rica cultura. Composto por um píer que adentrará o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência, o Largo faz referência a essa rica cultura através de nove esculturas com 7 metros de altura que representam manifestações culturais sergipanas: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo, que também será homenageado na instalação.
O evento de inauguração será aberto ao público em geral. Para mais informações, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.
Trajetória da obra – A ideia do Largo da Gente Sergipana surgiu durante o processo de restauração do prédio do antigo Atheneuzinho (2009 – 2011), onde atualmente funciona o Museu da Gente Sergipana. Presente diariamente na obra de restauração, o arquiteto Ezio Déda iniciava o processo criativo de algo que pudesse estar em consonância com o museu, interagindo com o rio e com Sergipe. Nasce o Largo da Gente Sergipana, projeto amadurecido ao longo de seis anos e aprovado em todas as instâncias competentes.
Iniciado em 4 de outubro de 2017, o projeto já contava com todas as autorizações e licenciamentos necessários, que compreenderam: o projeto arquitetônico e de urbanização, o estudo das marés, a sondagem de solo para o projeto estrutural e os estudos elétrico e luminotécnico, licença ambiental, autorização pelo Conselho Estadual de Cultura, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Capitania dos Portos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Toda a parte conceitual do projeto envolveu muita pesquisa sobre cultura popular em Sergipe, o que ficou sob responsabilidade da professora Aglaé D’Ávila Fontes e da historiadora Josevanda Mendonça Franco, responsáveis pelos trabalhos de pesquisa de conteúdo e produção textual, incluindo a escolha das manifestações culturais que estão representadas pelas esculturas do Largo da Gente Sergipana.
As esculturas foram produzidas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno, que veio a Sergipe diversas vezes, visitou os grupos e mestres dos grupos culturais com o intuito de atingir com fidedignidade os traços, cores, formas, movimentos, gestos e a atmosfera deste universo cultural tão rico e diversificado.