Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Largo da Gente Sergipana tem previsão de entrega para março


Publicado em 18 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia


O governador Jackson Barreto ouve explicações sobre a obra. Foto: Marcelle Cristinne/ASN

Foto: Marcelle Cristinne/ASN

Com previsão de entrega para março deste ano, a obra do Largo da Gente Sergipana já atrai a curiosidade e a admiração de quem passa pela Avenida Ivo do Prado. Na manhã desta quarta-feira (17), o governador Jackson Barreto visitou o espaço onde o cartão-postal está sendo construído. O andamento da obra já alcança 70%, à frente do que determina o cronograma.

O projeto é uma realização do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Instituto Banese e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No total, estão sendo investidos R$ 6.425.530,80.

A obra avança pelo Rio Sergipe na faixa concentrada em frente ao Museu da Gente Sergipana, e seus contornos já podem ser vistos a partir do deck de madeira já instalado no local. Concebido pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda, o Largo se propõe a ser um monumento de celebração da cultura popular do estado. Além de um píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, o espaço abrigará oito esculturas de representações folclóricas sergipanas: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso.

De autoria do artista plástico Tati Moreno, as imagens serão instaladas com vigas metálicas, dando a quem observa a impressão de que flutuam acima do espelho d’água. O projeto é inspirado nas esculturas dos Orixás localizadas no Dique do Tororó, em Salvador, na Bahia, que foram concebidas pelo próprio Tati Moreno. Confeccionadas em fibra de vidro e resina de poliéster, cada escultura terá 7m de altura.

De acordo com o governador, o novo cartão-postal de Aracaju será, além de uma instalação urbana, uma fonte de inspiração. “Estou aqui realizando um sonho da população de Aracaju e do povo sergipano, que sempre teve no nosso folclore uma fonte de inspiração. Estou extremamente feliz de ver essa obra andar, com a perspectiva de ser inaugurada em março, por ocasião do aniversário de Aracaju, dia 17 de março, e de deixar esse cartão-postal como mais uma lembrança do nosso governo aqui em Aracaju. Estamos fazendo uma obra para as futuras gerações. Não tenho a menor dúvida que este será um ponto de referência para fotografias e registros", afirmou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade