Terça, 21 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Lei aprovada na Alese institui o Dia Estadual do Jornalista e homenageia Cleomar Brandi


Avatar

Publicado em 06 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Cleomar e o seu livro de crônicas (Divulgação/Arquivo Alese)

Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei n° 08541/2019, de autoria do então deputado Iran Brabosa (PT), institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o Dia Estadual do (a) Jornalista, comemorado anualmente no dia 7 de abril.
De acordo com o artigo 2º, o estado de Sergipe deve promover em conjunto com a entidade classista representativa da categoria, a Semana Estadual do Jornalista “Cleomar Brandi”, a ser realizada, anualmente, na semana em que recaia o dia 7 de abril – Dia Nacional do (a) Jornalista.
A Semana Estadual do Jornalista “Cleomar Brandi” passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. “Para fins de orientação sobre o seu funcionamento e de divulgação da programação da Semana Estadual do Jornalista Cleomar Brandi, os poderes públicos estaduais devem utilizar os recursos de comunicação social disponíveis, com o objetivo de dar ampla publicidade às atividades constantes; sensibilizar a população para as pautas que envolvem os direitos dos jornalistas, valorização da categoria e a importância da comunicação social; incentivar a participação e a adesão dos (as) jornalistas sergipanos (as) nas atividades, além de convidar e envolver os mais amplos setores da sociedade.
Na aprovação do projeto de lei na Alese, o então deputado Iran Barbosa disse que a propositura cumpre o objetivo não só de fixar no calendário do estado de Sergipe uma data comemorativa para homenagear a categoria dos jornalistas, mas também de promover uma semana voltada para o tema do Jornalismo, com o intuito de estimular reflexões e discussões acerca da importante profissão. “A nossa proposta busca valorizar o jornalista e a sua profissão como de grande relevância social, enfatizando que na Semana Estadual sejam desenvolvidas atividades que destaquem a importância do Jornalismo para a garantia da democracia e a relevância dos jornalistas, que têm sido ao longo dos últimos anos, muito atingidos na sua valorização profissional”, ressaltou acrescentando que a homenagem ao jornalista Cleomar Brandi, falecido em 2011, é justa.
“Quem conheceu e conviveu com Cleomar Brandi sabe que seu nome é emblemático para homenagearmos de forma extensiva, todos os jornalistas sergipanos. Apesar de ter nascido na Bahia, toda a sua vida profissional desenvolveu-se por aqui, especialmente em Aracaju, cidade que amava e cultivava no coração e na alma. Cleomar foi e sempre será uma grande referência para todos os jornalistas e para a sociedade sergipana, além de ter deixado um rico material em forma de contos, crônicas e poesias”, observou.

Homenageado – Cleomar Ribeiro Brandi nasceu no dia 18 de janeiro de 1946, na cidade de Ipiaú, Bahia, filho de Waldemar Brandi e Cleonice Ribeiro Brandi. A atuação no Jornalismo começou no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), quando foi aprovado em um concurso público, em primeiro lugar. Se mudou para Aracaju para compor a equipe que colocaria no ar a única emissora de televisão pública do Estado: a TV Aperipê.
Cleomar também trabalhou na TV Sergipe, na TV Jornal, na Delmar FM, no Jornal de Sergipe, na TV Caju e no Jornal da Cidade. Foi correspondente da revista Veja durante dois anos e atuou na diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
Em 2009 lançou ‘Os segredos da Loba’, uma coletânea de textos escritos durante os 32 anos de Jornalismo.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade