Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
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Lojistas esperam boas vendas com o Black Friday


Publicado em 28 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia


 

Foi aberta oficialmente o período de vendas de final de ano no Brasil. Com a concretização comercial imposta pela Black Friday, o setor comercial em todo o país acredita que os índices de compra e venda possam ser impulsionados para cima em frações decimais se comparado com o mesmo período dos anos anteriores. Esse movimento varejista, iniciado nos Estados Unidos da América e compartilhado para mais de 120 países, incluindo o Brasil, tem com objetivo centrar reduzir os preços e multiplicar em larga escala as vendas sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em Sergipe, esse período de valores em queda vem sendo ampliado a cada nova edição. 
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a perspectiva de boas vendas teve início ainda na manhã da última quinta-feira (26), e deve seguir até amanhã, domingo (29) em dezenas de lojas instaladas nos polos comerciais da capital sergipana, bem com nos três shoppings. Na avaliação feita por Brenno Barreto, presidente da CDL, em conversa com o JORNAL DO DIA, a movimentação empresarial e trabalhista visando as vendas no quarto trimestre do ano começa ainda durante o Dia das Crianças – comemorado no dia 12 de outubro – e segue até a última semana de dezembro, com o comércio aquecendo as vendas destinadas às festividades de ano novo. 
 No que se refere às mais intensas buscas protagonizadas pelos consumidores, Brenno revela: "assim como ocorreu nas ultimas edições deste movimento comercial, percebemos que os segmentos de calçado, vestuário, smartphones e eletrônicos devem manter como o maior destaque nesse período de ‘Black Friday’, então pegando essa bagagem desde 12 de outubro, que foi a última data comemorativa do varejo e a gente atingindo essa expectativa do ‘Black Friday’, eu acredito que o período natalino em 2020 também terá um saldo positivo", declarou. Sobre o cronograma de organização estrutural e funcional das lojas, o representante da CDL Aracaju garantiu que todas as prévias já foram adotadas. 
"Posso dizer que nós estamos prontos para atender bem os consumidores, e garantir a todos a devida proteção que os órgãos de saúde exigem para que possamos proteger as pessoas e diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus. Desde que as lojas puderam reabrir suas portas, qualificações foram realizadas, e a movimentação no Dia das Crianças, e, agora na Black Friday, são comprovações que estamos atentos a tudo", completou Brenno Barreto. Compartilhando com as informações apresentadas pela CDL, a direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), destacou que cada loja desenvolveu seu processo de atendimento ao público. 
Com cenário diferente dos anos anteriores, durante todo o dia de ontem foi possível observar lojas instaladas na região central de Aracaju coordenando a entrada de clientes nas dependências internas dos estabelecimentos. Sem o tradicional amplo fluxo de pessoas nos corredores das lojas, comuns em épocas sem pandemia, agora gerentes optaram por impor o controle da quantidade de clientes na parte interna. Essa mesma medida foi observada pelo JD em lojas instaladas nos três shoppings aracajuanos, além de outra unidade de shopping em funcionamento no município de Nossa Senhora do Socorro. Um balanço geral das vendas deve ser apresentada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas até a próxima terça-feira (01 de dezembro). 

Foi aberta oficialmente o período de vendas de final de ano no Brasil. Com a concretização comercial imposta pela Black Friday, o setor comercial em todo o país acredita que os índices de compra e venda possam ser impulsionados para cima em frações decimais se comparado com o mesmo período dos anos anteriores. Esse movimento varejista, iniciado nos Estados Unidos da América e compartilhado para mais de 120 países, incluindo o Brasil, tem com objetivo centrar reduzir os preços e multiplicar em larga escala as vendas sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em Sergipe, esse período de valores em queda vem sendo ampliado a cada nova edição. 
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a perspectiva de boas vendas teve início ainda na manhã da última quinta-feira (26), e deve seguir até amanhã, domingo (29) em dezenas de lojas instaladas nos polos comerciais da capital sergipana, bem com nos três shoppings. Na avaliação feita por Brenno Barreto, presidente da CDL, em conversa com o JORNAL DO DIA, a movimentação empresarial e trabalhista visando as vendas no quarto trimestre do ano começa ainda durante o Dia das Crianças – comemorado no dia 12 de outubro – e segue até a última semana de dezembro, com o comércio aquecendo as vendas destinadas às festividades de ano novo. 
 No que se refere às mais intensas buscas protagonizadas pelos consumidores, Brenno revela: "assim como ocorreu nas ultimas edições deste movimento comercial, percebemos que os segmentos de calçado, vestuário, smartphones e eletrônicos devem manter como o maior destaque nesse período de ‘Black Friday’, então pegando essa bagagem desde 12 de outubro, que foi a última data comemorativa do varejo e a gente atingindo essa expectativa do ‘Black Friday’, eu acredito que o período natalino em 2020 também terá um saldo positivo", declarou. Sobre o cronograma de organização estrutural e funcional das lojas, o representante da CDL Aracaju garantiu que todas as prévias já foram adotadas. 
"Posso dizer que nós estamos prontos para atender bem os consumidores, e garantir a todos a devida proteção que os órgãos de saúde exigem para que possamos proteger as pessoas e diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus. Desde que as lojas puderam reabrir suas portas, qualificações foram realizadas, e a movimentação no Dia das Crianças, e, agora na Black Friday, são comprovações que estamos atentos a tudo", completou Brenno Barreto. Compartilhando com as informações apresentadas pela CDL, a direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), destacou que cada loja desenvolveu seu processo de atendimento ao público. 
Com cenário diferente dos anos anteriores, durante todo o dia de ontem foi possível observar lojas instaladas na região central de Aracaju coordenando a entrada de clientes nas dependências internas dos estabelecimentos. Sem o tradicional amplo fluxo de pessoas nos corredores das lojas, comuns em épocas sem pandemia, agora gerentes optaram por impor o controle da quantidade de clientes na parte interna. Essa mesma medida foi observada pelo JD em lojas instaladas nos três shoppings aracajuanos, além de outra unidade de shopping em funcionamento no município de Nossa Senhora do Socorro. Um balanço geral das vendas deve ser apresentada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas até a próxima terça-feira (01 de dezembro). 

 

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