**PUBLICIDADE
Publicidade

Lufada de otimismo


Avatar

Publicado em 01 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


 
A menor taxa de desemprego percentual, desde 2015.  Esta é a realidade do Brasil hoje, de acordo com os dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O levantamento divulgado ontem mostra o número recorde de 100,2 milhões de pessoas ocupadas, um acréscimo de 862 mil nos últimos três meses.  
Não é o melhor dos mundos possíveis, mas a situação do mercado de trabalho nacional já foi pior. 
A taxa de desocupação no trimestre de agosto a outubro ficou em 7,6%, a menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, quando era 7,5%. O índice representa recuo de 0,3 ponto percentual em relação à média de maio a julho de 2023. No mesmo período do ano passado, a taxa era 8,3%.
O número de desocupados caiu sensivelmente, atingindo 8,3 milhões de pessoas, com recuo de 3,6% ante o trimestre anterior. 
O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos), o dado mais importante, talvez, chegou a 37,4 milhões, o maior desde janeiro de 2015. Esse dado representa saldo positivo de 587 mil pessoas (+1,6%) com carteira assinada nos últimos três meses.
Mesmo impressos sob a forma de  frieza estatística, os números do mercado de trabalho insuflam hoje justificado otimismo. A felicidade proporcionada por uma simples oportunidade de mostrar serviço, por assim dizer, no entanto, ultrapassa gráficos e planilhas. Para os trabalhadores resgatados da mendicância, a chance de prover a si mesmo e a sua família é recebida como um presente dos céus.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade