Domingo, 04 De Maio De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Luiz Gonzaga vai à escola em caravana


Publicado em 21 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


A trajetória do Velho Lua ganha as salas de aula

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Deixar o sertão, a música e os costumes entrar na escola através da obra e vida do sanfoneiro que conquistou o país. O projeto Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola, aprovado pelo Funarte e promovido pela Ação Cultural, levará a obra do velho Lua para onze escolas públicas dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. O ponto de partida já tem data, horário e local definidos com o lançamento no dia 31 de agosto no Museu da gente Sergipana a partir das 19 horas.

Durante o projeto, que acontece de Setembro a Dezembro de 2012, a obra de Luiz Gonzaga será disseminada através de exposição de fotos, palestra, apresentações musicais e de dança. A professora Fátima Viana, que colaborou na articulação junto a três escolas, destaca a importância do acesso a bens culturais para "diminuir o poder da cultura de massa, tão enraizada nos nossos educandos".

 "A Caravana Luiz Gonzaga é um exemplo de projeto, voltado para o incentivo da cultura e do que temos de melhor para oferecer na Educação. Ele trabalha em parceria com as escolas que já desenvolvem projetos culturais e não hesitei em dar a minha contribuição divulgando o projeto nas escolas, preenchendo os formulários e, com bastante entusiasmo, falando da importância para os nossos alunos".

Origens da Caravana – Apesar do projeto só ter conseguido recurso este ano, a ideia de trabalhar com Luiz Gonzaga vem sendo embalada há algum tempo. Zezito Oliveira, idealizador do projeto, já havia coordenado em 2008 e 2009 uma semana cultural em homenagem ao sanfoneiro pernambucano. A iniciativa se deu na época em que era gestor do Complexo Cultural Gonzagão.

"É fato que, já na época, a nossa intenção era ir mais além, prosseguir a realização da Semana Luiz Gonzaga no mês de agosto e levar a programação até as escolas públicas, todavia, isto foi impedido por causa da insuficiência de recursos financeiros",disse o Zezito que comemora também o primeiro prêmio nacional conseguido pela Organização na qual elabora projetos e atua como produtor cultural, a Ação Cultural.

Para honrar musicalmente o centenário do Velho Lua, a banda Casaca de Couro, com mais de 14 anos de estrada, ficou com a difícil tarefa de bolar um repertório representativo de várias fases do sanfoneiro. Uma boa mostra para ser apresentadas aos estudantes. "Buscamos incluir músicas que são sucessos até hoje, como Asa Branca e a volta da Asa Banca, consideradas hinos, como, também, músicas que não são tão conhecidas. Como exemplo, destacamos a música Lula meu filho que retrata, de forma carinhosa, o conselho de Januário na preservação do xote, xaxado e baião", afirmou Joaquim Antônio, responsável pela parte musical do projeto.

A saga do mestre Luiz Gonzaga também estará exposta nas trinta fotos escolhidas pelo curador da Caravana: o professor José Augusto. "São fotos que retratam várias fases da carreira e da vida de Luiz Gonzaga. O local onde nasceu, os parceiros, entre outros registros da trajetória desse grande artista".
José Augusto de Almeida pode ser definido como um dos mais dedicados pesquisadores e divulgadores do tema. Sempre convidado para seminários sobre Luiz Gonzaga, o professor possui uma acervo de LPs, fotos e obras do sanfoneiro, além de apresentar há mais de uma década o programa "Aquarela Nordestina" na Rádio Aperipê AM 630. "Quem quiser conhecer o nordeste é bom conhecer Luiz Gonzaga", disse o pesquisador que já idealizou também uma capacitação para utilizar músicas do velho Lua na sala de aula.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade