Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Mais de 1,3 milhão de sergipanos votam hoje


Publicado em 07 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Sorteio de urna e sessão para a realização da eleição paralela

Cândida Oliveira

Em todo o estado de Sergipe, 1.383.366 eleitores estarão hoje, dia 7, se dirigindo às urnas eletrônicas para escolher prefeitos e vereadores nos 75 municípios. Para atender toda a demanda do pleito deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe mobilizou mais de 23 mil pessoas para trabalhar na realização das eleições.

A presidente do TRE, desembargadora Maria Aparecida Gama, relatou que toda a estrutura foi montada, as urnas distribuídas e os mesários e representantes dos juízes treinados. "Vamos funcionar em plena regularidade", assegurou.

Ela esclareceu que os eleitores terão uma novidade esse ano, a biometria, mas que o fato não alterará nada no dia da eleição. "A votação é a mesma na urna eletrônica, apenas a identificação do eleitor no momento que ele chega na seção é que será biométrica. Que nada mais é, que a coleta da sua impressão digital, por meio dela é possível identificar o eleitor", ressaltou a desembargadora.

Para ela, hoje, 7 de outubro, é o grande dia da democracia brasileira. "Essa é a nossa festa cívica maior, em que o eleitor deposita na urna a esperança de que sua cidade seja melhor, seu futuro, o futuro dos seus filhos, transporte e educação".

Com o objetivo de evitar problemas entre os eleitores mais calorosos, a polícia estará em todos os municípios sergipanos. A juíza comentou que a preocupação maior são com as cidades de Itabaiana, Lagarto e Capela, no entanto, as autoridades policiais – militar e civil – colocaram efetivo suficiente de modo a garantir tranquilidade.

"Em Capela, a delegacia regional de Maruim foi transferida para a cidade, além disso, há duas equipes do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati). Já em Lagarto, há a presença da Polícia Federal e Itabaiana conta também com destacamento das policiais".
A presidente do TRE acredita que a partir das 20h os sergipanos já terão conhecimento do resultado oficial das eleições 2012, porém, parciais serão divulgadas antes desse horário.

Manifestação – O juiz eleitoral, Fernando Clemente da Rocha avisou que hoje, domingo, só será permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor. "Qualquer infração que for cometida, não só pelos candidatos, mas também pelos partidos ou os eleitores podem ser responsabilizados. A depender da gravidade da infração, elas podem variar. Há penalidades que podem avançar até quatro anos de reclusão e aquelas que são apenadas com multas".

Ilegalidades devem ser informadas ao TRE ou a polícia por meio do telefone da ouvidoria 2106-8777. Além disso, a população pode ligar para os órgãos das polícias e até para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no 190.

Funções – Uma das tarefas do eleitor será escolher quem vai representá-lo nas câmaras municipais. Mas muitos vão votar sem saber qual é a função de um vereador. O vereador propõe e aprova leis para melhorar a vida na cidade. O vereador deve ser o olho e a voz do cidadão. Mas, em época de campanha, alguns candidatos prometem o que um vereador não tem como cumprir. Segurança pública, por exemplo, é dever do governo do estado. O vereador só pode legislar sobre assuntos do município.

Antigos prefeitos vão assumir a cadeira da administração pública nos 75 municípios do estado. De acordo com a Constituição Federal de 1988, compete a cada município legislar sobre os assuntos locais inerentes aos serviços básicos assegurados para todos os cidadãos, como saúde, educação, assistência social, esportes, lazer entre outros. O prefeito é o chefe do Poder Executivo dentro da cidade cabendo a ele entre outras obrigações, cuidar da limpeza das ruas e locais públicos, fazer com que a saúde atenda toda a população, além de cuidar da educação básica das crianças da cidade.

O prefeito tem o poder de apresentar, sancionar e promulgar projetos e leis, administrar impostos, buscar convênios com os governos Estadual e Federal para beneficiar o munícipio, administrar os impostos para reverter em benefícios para a população, cuidar do orçamento público, administrar a Lei Orgânica, entre outras funções.

Votação paralela – Ontem de manhã, representantes da sociedade civil, de partidos políticos e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) para o sorteio das urnas utilizadas durante o processo de Votação Paralela.  O evento aconteceu na sede do TRE, e selecionou duas urnas, sendo uma de Aracaju e outra de Propriá. Para o sorteio, o TRE contratou auditores para compor a comissão que organiza a votação. A votação acontecerá simultaneamente durante as eleições.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade