Mais de 20 mil já receberam auxílio em Sergipe
Publicado em 24 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Em Sergipe, mais de 20 mil pessoas já recebe- ram o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal às pessoas diretamente impactadas com a pandemia provocada pelo novo coronavírus. No acumulado geral, de acordo com a Caixa Econômica Federal, a instituição bancária já pagou R$ 22 bilhões para 31,3 milhões de brasileiros.
Somente na última quarta-feira, 22, o Estado liberou o Auxílio Emergencial para cerca de 7,2 milhões de contribuintes de todo o país. Entre os que já receberam a primeira parcela do benefício, estão 10,5 milhões de inscritos Cadastro Único que não recebem Bolsa Família; 7,7 milhões de beneficiários do Bolsa Família; e 13,1 milhões de cadastrados via aplicativo e site.
Questionada pelo JORNAL DO DIA sobre o quantitativo de pessoas a serem beneficiadas com o repasse financeiro, a Caixa informou que esse número apenas deve ser contabilizado com precisão ao final do processo. Diante do fluxo operacional em todo o país, ainda não foi possível pontuar o número de brasileiros autorizados para sacar os R$ 600. As estatísticas registradas até a tarde de ontem pela Caixa mostram o porquê da dificuldade em pontuar os números locais.
Até o momento o site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 275 milhões de visitas, e a central exclusiva 111 registra mais de 57 milhões de ligações. Já o aplicativo Auxílio Emergencial Caixa – desenvolvido para ajudar na catalogação dos candidatos a receber o dinheiro, já soma 54 milhões de downloads e o aplicativo Caixa Tem, para movimentação da poupança digital, supera 32 milhões de downloads. A expectativa é que os numero gerais, e divididos por estado, sejam pontualmente apresentados até o final do mês de maio; essa divulgação pode ser prorrogada caso os técnicos que atuam nesse estudo solicitem ampliação do prazo em virtude da alta demanda. Em Sergipe, 33 agências da Caixa operacionalizam o sistema e atendem os clientes.
Suspensão – Depois de ter anunciado a antecipação no pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial, na manhã de ontem o Governo Federal emitiu nova nota alegando falta de condições financeiras para cumprir com o prometido. Inicialmente o pagamento da segunda parcela estava previsto para começar a partir da próxima segunda-feira, 27, mas no início dessa semana – justamente na segunda-feira, 20, véspera de feriado, a direção executiva da Caixa Econômica Federal organizou uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para anunciar a antecipação para ontem. Segundo o novo comunicado, o Ministério da Cidadania observou que muitas pessoas sequer receberam a primeira parcela, e para realizar essa antecipação seria necessária a abertura de crédito suplementar, além de cumprir o pagamento da primeira.