Segunda, 20 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Mais de 3,5 mil hidrômetros são trocados por mês em Aracaju


Avatar

Publicado em 15 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Hidrômetros são testados no laboratório da Deso

Para garantir a segurança no abastecimento de água, mensalmente a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) substitui mais de 3,5 mil hidrômetros em Aracaju. A medida efetuada pelo laboratório de hidrometria da empresa tem como objetivo assegurar a exatidão da leitura do volume de água consumido em imóveis onde os medidores pararam de funcionar devido ao tempo de uso ou por fraudes. Em 10% dos casos, a troca é motivada por violações.
O gerente de hidrometria da Deso, Tiago Sanas, explica que o hidrômetro possui um papel importantíssimo para o usuário, pois a medição de consumo afeta diretamente quanto ao faturamento do uso de água. "Geralmente o cliente recorre à empresa quando  há algum problema ou quando a conta vem alta e quem indica tudo isso é o hidrômetro, principalmente, se há vazamentos".
Gratuito – Por mês, 3,5 mil hidrômetros chegam a ser trocados somente na capital sergipana. No interior, o gerenciamento é feito pelas regionais. "As substituições preventivas dos hidrômetros são realizadas gratuitamente pela empresa a cada 5 anos. Já as substituições corretivas são cobradas e até em alguns casos, como os de fraude, os usuários ficam sujeitos a sanção. Cerca de 10% das substituições dos medidores são realizados em virtude das fraudes de água", ressalta.
Tiago Sanas afirma também que toda vistoria realizada pela hidrometria é acompanhada pelos próprios técnicos da Deso, que têm o trabalho reconhecido. "Os laboratórios são idôneos, e tem toda a credibilidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A equipe é capacitada e os equipamentos e procedimentos de medição de água são vistoriados pelo Instituto", revela.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade