Mais de 8 mil deixaram deaparecer para a segunda dose
Publicado em 11 de junho de 2021
Por Jornal Do Dia
Prefeitos dos 75 municípios sergipanos estão intensificando os pedidos para que os moradores com direito à segunda dose da vacina contra a Covid-19, possam se dirigir imediatamente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em busca do complemento imunizador. A perspectiva é que em todo o território sergipano pelo menos 8.000 pessoas ainda permaneçam com a imunização contra o vírus incompleta por não terem buscado a segunda dose. Esse quantitativo atinge todas as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pertencentes ao Plano Nacional de Imunização (PNI).
Somente na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indica que 5.264 pessoas deixaram de tomar a dose complementar do imunizante, e, por esse motivo, seguem amplamente vulneráveis a enfrentar problemas agravantes em caso de infecção provocada pelo coronavírus. Desse total, cerca de 4.400 pessoas já deveriam ter tomado a segunda dose da AstraZeneca e 864 pessoas a segunda dose da CoronaVac. Por meio de nota pública, a Prefeitura de Aracaju esclarece que quem perdeu a data da segunda dose da Coronavac, a orientação é agendar a respectiva imunização em uma Unidade Básica de Saúde, por meio da ouvidoria – telefone: 0800-729-3534 opção 7 -, ou ainda pelo e-mail: saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br.
Já para quem recebeu a dose da AstraZeneca, basta comparecer a uma unidade de saúde ou ao posto volante do Parque da Sementeira para fazer o reforça da vacina. Na região Centro Sul de Sergipe, a Prefeitura de Lagarto tem buscado firmar parcerias com portais de notícias e empresas de rádio a fim de conscientizar o maior número possível de pessoas – aptas para receber o imunizante -, para que possam se dirigir a um posto de saúde. A Secretaria de Saúde do município não apresentou o quantitativo exato de contribuintes pertencentes a este grupo. Essa situação não se trata de uma peculiaridade local. De acordo com o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros seguem com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 pendente.