O município de Nossa Senhora da Glória enfrenta uma situação de estiagem, enquanto a cidade de Porto da Folha se depara com forte seca (Igor Matias/Secom)
Mais dois municípios sergipanos em emergência pela seca
Publicado em 05 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
.
Os municípios de Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha tiveram o estado de emergência reconhecido por parte do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), devido ao longo período sem chuvas que atinge as duas cidades ao longo dos últimos seis meses. Após provocar a administração federal para que reconhecesse a situação de vulnerabilidade, o reconhecimento foi confirmado em publicação feita pelo próprio MIDR no Diário Oficial da União. Pela pasta foi constatado que o município de Nossa Senhora da Glória enfrenta uma situação de estiagem, enquanto a cidade de Porto da Folha, se depara com a seca, período de ausência de chuvas mais prolongado que a estiagem.
Conforme apurado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, somente no Nordeste são mais de 1,8 milhão de pessoas as quais seguem enfrentando situação crítica de vulnerabilidade em virtude da estiagem. Levando em consideração os registros de volume de chuva – em milímetros -, de toda a sua base histórica, que teve início em 1980, os estados de Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe enfrentam o pior cenário.
Em decorrência desta constatação, neste período a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), já atendeu cerca de 65 mil pessoas em dez municípios de quatro regiões sergipanas [Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste e Centro-sul]; trabalho amparado por 36 caminhões-pipa. Os casos mais alarmantes foram encontrados nas cidades de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, mas também em Nossa Senhora Aparecida, Poço Verde, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Monte Alegre de Sergipe, Tobias Barreto, Carira e Graccho Cardoso. O verão deste ano começa no próximo dia 21, e segue acaba no dia 20 de março. A partir deste momento o índice de chuvas começa a apresentar elevação natural devido a aproximação do inverno.
Os governos Estadual e Federal orientam os prefeitos e vereadores a ficarem atentos para os trâmites necessários a fim de pleitear ajuda financeira. Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. Até a tarde de ontem, Sergipe possuía nove cidades reconhecidas em situação de emergência – sete por estiagem e duas por seca.