Segunda, 20 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Mais dois pontos de lixo são transformados pelas equipes da Emsurb


Publicado em 29 de abril de 2018
Por Jornal Do Dia


"Um dos meus sonhos finalmente foi realizado. Ficava triste todas as vezes que abria a janela de casa". O comentário é da dona de casa Mariluzia Valença a respeito do antigo ponto de lixo que havia se formado irregularmente em frente a sua residência. Moradora da rua Canadá, no Bairro América, há mais de 40 anos, ela relembra como o local trazia transtornos para a comunidade. "Era uma situação vergonhosa para quem vivia aqui. Além de acumular muito lixo e entulho, o ponto também contribuía para o surgimento de insetos e ratos. Ver essa transformação é um momento de felicidade para mim", disse, emocionada, enquanto acompanhava o trabalho de jardinagem das equipes.

 De forma planejada, a Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deu início, na última semana, à transformação de dois antigos pontos viciados de descarte irregular de lixo: um no Bairro América, na zona Oeste, e outro no Salgado Filho, na zona Sul da capital.
No Bairro América, os agentes de limpeza, executaram o plantio de mudas ornamentais e a colocação de tapetes de grama esmeralda e pneus. Já na rua Jorge Pereira Porto, considerada um ponto crítico de descarte irregular, no Salgado Filho, as equipes iniciaram o processo da construção do jardim, com a coleta do lixo e entulho no local e, na sequência, colocaram os pneus com plantas ornamentais.
"Já fazíamos a limpeza desses locais regularmente, mas não foi o bastante, já que a própria população voltava a despejar resíduos. Essa transformação beneficia a todos e faz com que os cidadãos se tornem parceiros da administração municipal, pois muitos moradores, após a instalação dos jardins, passam a nos ajudar nos cuidados e manutenção deles", enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

As intervenções paisagísticas em pontos viciados de descarte irregular de lixo também foram realizadas pela empresa municipal nas avenidas Francisco Moreira, no bairro Luzia, e Alan Kardec, no Getúlio Vargas, no conjunto Costa Nova, na região da Zona de Expansão, na rua Geny da Silva, no Bugio, no Coqueiral, e numa praça comunitária no Santos Dumont. Esta última, numa parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Universidade Tiradentes (Unit), com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para repaginar o espaço.
Segundo a Diretoria de Operações, os trabalhos serão concluídos até o final desta semana. A equipe técnica da empresa municipal está fazendo um levantamento de outras localidades para a instalação dos jardins.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade