Com decretos abrangendo Canindé do São Francisco, Monte Alegre de Sergipe e Poço Redondo, agora são 12 os municípios sergipanos em estado de emergência em virtude da forte estiagem
Mais três municípios em emergência pela seca
Publicado em 28 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
Os municípios sergi panos de Canindé do São Francisco, Monte Alegre de Sergipe e Poço Redondo foram incluídos de forma oficial para o grupo de cidades com situação de vulnerabilidade social reconhecida pelo Governo do Estado em virtude da falta de chuva. Já recebendo o apoio da Operação Carro-pipa, essas três cidades tiveram o pedido de situação de emergência reconhecido na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE). A estiagem – que segue desde o último mês de maio -, atinge ainda os municípios de Carira, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto e Frei Paulo. O trabalho de assistência, promovido por carros-pipa é realizado pela Defesa Civil Estadual em parceria com o Exército brasileiro.
Em nota pública encaminhada no final da semana passada ao JORNAL DO DIA, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil oficializou que desde o último dia 18, mais de 50 mil famílias sertanejas estão sendo abastecidas com água potável através de 66 carros-pipa que levam o produto até as regiões mais afetadas pela seca. Já o poder público estadual destacou que segue garantindo que outros 77 veículos cargueiros – que fazem parte da Operação Carro-Pipa custeados pelos municípios -, levem água aos municípios. Segundo o tenente-coronel Luciano Queiroz, diretor da Defesa Civil Estadual, independentemente da oficialização realizada ontem no (DOE), o serviço segue com a mesma programação operacional.
"O trabalho permanece o mesmo tanto no acompanhamento de todas as cidades que decretaram o estado de emergência, como também o nosso serviço de distribuição da água. Infelizmente trata-se de um problema natural que precisamos sempre nos antecipar a fim de diminuir os impactos sofridos por milhares de famílias. Como estamos vivenciando um momento de pandemia, em que a água é ainda mais fundamental para a higienização e combate ao vírus, buscamos diariamente enaltecer a necessidade da regularização desse serviço fundamental para o consumo, e como disse, para a higienização pessoal", afirmou.
Presente na publicação, o Governo de Sergipe alega que a motivação do decreto visa obrigar o Poder Público a intervir nas áreas afetadas pela seca a fim de garantir benefícios e auxílios necessários para a superação da crise, diminuindo o sofrimento da população atingida. Ainda de acordo com o decreto, as chuvas do inverno foram insuficientes para a formação de grande estoque de água nos principais reservatórios, açudes e tanques, sobretudo nas cisternas localizadas em Canindé de São Francisco.