Marinha divulga alerta de maré alta
Publicado em 16 de junho de 2020
Por Jornal Do Dia
Até a próxima quinta-feira (18), previsão da Marinha do Brasil é de ressaca em toda a região litorânea do estado de Sergipe. Em sinal de alerta emitido logo no início da manhã de ontem, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informou que a previsão é de ondas com altura de até 3 metros, e perspectiva de continuidade desses registros até às 21h. Para minimizar o risco de acidentes envolvendo, sobretudo, pescadores, equipes da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) estão intensificando o monitoramento na região costeira. Em nota, a corporação governamental ligada ao Ministério da Defesa revelou ter compartilhado o sinal de alerta também para as marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo.
Paralelo ao trabalho ostensivo realizado pela Marinha do Brasil, agentes do Grupamento Marítimo (GMar), do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Sergipe (CBM/SE), seguem ampliando os trabalhos preventivos. Em virtude do decreto estadual de número 40.605 – que proíbe as atividades de lazer e recreação em rios e mares durante o período de quarentena provocada pelo novo coronavírus – o foco destes grupos está em pescadores e nos próprios fiscais que monitoram as regiões. Ao JORNAL DO DIA, o Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), informou que esse registro natural é comum nesta época do ano.
Emergência – Em caso de necessidade, a Capitania dos Portos de Sergipe pede que seja acionada pelo telefone (79) 3711-1646; esse contato emergencial pode acontecer em qualquer horário. Pedidos de auxílio ainda podem ser encaminhados telefone 185, Emergências Marítimas e Fluviais, ou ao Salvamar Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio do telefone 0800-284-3878. Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), destacou que equipes da Polícia Militar e/ou do Corpo de Bombeiros também podem ser acionadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), 190. Os sinais de ressaca seguem acompanhados paralelamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).