Matrículas online abertas para ingressar nas escolas estaduais em 2018
Publicado em 13 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) busca implementar ações e iniciativas para melhorar a qualidade do ensino e oferecer aos estudantes o acesso mais democrático à educação. Dessa maneira, a matrícula online acabou de vez com o problema das longas filas às portas das escolas, e para o ano letivo de 2018 os sergipanos que desejam estudar na rede pública estadual devem ficar atentos quanto a unidade de ensino e a data da matrícula online, através do link do Portal da Matrícula.
Os interessados devem acessar o link e em seguida procurar o nome da instituição escolar em que pretende estudar para verificar se a unidade de ensino já se encontra com as matrículas abertas. "É necessário que os alunos fiquem atentos ao período para realizar a matrícula na unidade escolar que pretende estudar", alerta o diretor da Coordenadoria de Informática (Codin), Alexandre Veras.
De acordo com Alexandre Veras, os candidatos devem observar que neste ano o horário para realização da matrícula é das 8h às 22h. "Ao acessar o Portal da Matrícula o candidato deve prestar atenção nos períodos destinados aos egressos de candidatos à rede", complementa.
Matrícula Online – Implantada em 2016, a matricula online conseguiu acabar de vez com o problema das longas filas às portas das escolas. O secretário Jorge Carvalho comenta que a iniciativa representa um marco histórico no cenário educacional sergipano. "A Matrícula Online solucionou um problema social e acabou com as longas filas nas portas das unidades escolares. Sendo assim, se democratizou o acesso e todos tiveram a oportunidade de realizar a matrícula sem dificuldade", enfatiza.
De acordo com o superintendente executivo, professor Everton Siqueira, a Matrícula Online é sinônimo de sucesso. Ele recorda que a implantação do sistema foi pensado em 2015, época que era o diretor da Codin. "O nosso propósito era tentar acabar com as longas filas nas portas das escolas e a iniciativa atendeu ao objetivo proposto", disse.
Ele comenta que antes da implantação conheceu o modelo adotado em quase todos os estados. "Após este estudo houveram reuniões com os técnicos da Seed e em seguida eles desenvolveram o sistema", explica.
Documentação – Os estudantes que efetuarem a matrícula online terão até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio/ quando houver); comprovante de residência/ quando houver; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); termo de responsabilidade; procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade e foto 3X4.
Serviços – Com o propósito de auxiliar ainda mais os estudantes e responsáveis no momento da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento interativo feito de forma online), no Portal da Matrícula. Este serviço tem como objetivo oferecer informações e esclarecer as possíveis dúvidas.
"As unidades de ensino da Rede Pública Estadual disponibilizam aos interessados os seus laboratórios de informática e outros equipamentos, bem como servidor para auxiliar a comunidade na realização da matrícula online", finaliza Alexandre Veras.