Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

MEC divulga resultado final do Enem


Publicado em 14 de janeiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), já podem acessar a plataforma digital para conferir a nota de corte parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2025). Conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), esta etapa do processo permite que os candidatos a uma vaga em universidade pública confira a pontuação do último classificado na quantidade de vagas disponíveis por curso. Por exemplo, este ano, o curso de pedagogia disponibilizou 9.952 vagas por meio do Sisu. Quando todas as vagas disponibilizadas são preenchidas, na ordem da maior nota para a menor, a de corte é referente a do candidato que estiver ocupando a 9.952ª vaga.
O Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil depois que o MEC, no ano de 2010, decidiu criar este sistema e agregar iniciativas paralelas como o Programa Universidade para Todos. Com esta mudança, os participantes do Enem poderão usar os resultados também no Prouni, que dá a chance para que o participante do Enem tenha acesso à bolsa de estudo integral ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação. A classificação do candidato é feita com base no resultado do Enem, considerando as duas últimas edições, imediatamente anteriores ao processo seletivo do Programa Universitário.

Oportunidade no exterior – Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. Desde a edição do ano passado as instituições de educação superior poderão utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano para preencher vagas remanescentes. Para a edição de 2025, o Sisu ofertou mais de 260 mil vagas, em?6.827?cursos de graduação, de?127?instituições públicas de educação?superior. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram ofertadas mais de cinco mil vagas.
As notas estão disponíveis na Página do Participante. Para acessar, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Conforme anunciado pelo Governo Federal, as inscrições serão abertas no dia 17 de janeiro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu. (MAJ)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade