Terça, 16 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Médica alerta sobre queimaduras


Publicado em 23 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


A unidade de quimados de Huse está de prontidão durante os festejos juninos

Quem brinca com fogo pode se queimar. Mesmo óbvia, a frase não deixa de ser um alerta para os crescentes casos de queimaduras durante o período junino. Durante o mês de junho do ano passado, a Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou 62 casos, a maioria das vítimas, crianças. Até agora, já foram atendidos 9 casos.
A coordenadora do Serviço de Cirurgia Plástica do Huse e da Unidade de Tratamento de Queimados, a cirurgiã plástica Madeleine Ramos, fez o alerta sobre a importância da prevenção e orientou como se deve fazer os primeiros socorros às vítimas deste tipo de lesão.

Orientações – A médica orientou que no caso do atendimento inicial, é necessário fazer o resfriamento da área atingida com água corrente por um período de 5 a 10 minutos, sendo essa uma medida muito importante a ser adotada logo após um acidente com queimadura.
"Nenhuma outra substância deve ser usada, pois a lesão pode se agravar com o uso de gelo, água gelada, manteiga, creme dental e outros produtos. Após o resfriamento do local queimado, a vítima deve ser encaminhada para uma unidade de urgência e emergência mais próxima", recomenda.
A médica destacou também a importância das pessoas adotarem medidas de prevenção alertando que a tradição de soltar fogos juninos durante os festejos requer cuidados especiais com as crianças, pois além dos fogos, é comum o registro de queimaduras da população infantil por líquidos aquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis utilizadas para acender fogueiras.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade