A unidade de quimados de Huse está de prontidão durante os festejos juninos
Médica alerta sobre queimaduras
Publicado em 23 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia
Quem brinca com fogo pode se queimar. Mesmo óbvia, a frase não deixa de ser um alerta para os crescentes casos de queimaduras durante o período junino. Durante o mês de junho do ano passado, a Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou 62 casos, a maioria das vítimas, crianças. Até agora, já foram atendidos 9 casos.
A coordenadora do Serviço de Cirurgia Plástica do Huse e da Unidade de Tratamento de Queimados, a cirurgiã plástica Madeleine Ramos, fez o alerta sobre a importância da prevenção e orientou como se deve fazer os primeiros socorros às vítimas deste tipo de lesão.
Orientações – A médica orientou que no caso do atendimento inicial, é necessário fazer o resfriamento da área atingida com água corrente por um período de 5 a 10 minutos, sendo essa uma medida muito importante a ser adotada logo após um acidente com queimadura.
"Nenhuma outra substância deve ser usada, pois a lesão pode se agravar com o uso de gelo, água gelada, manteiga, creme dental e outros produtos. Após o resfriamento do local queimado, a vítima deve ser encaminhada para uma unidade de urgência e emergência mais próxima", recomenda.
A médica destacou também a importância das pessoas adotarem medidas de prevenção alertando que a tradição de soltar fogos juninos durante os festejos requer cuidados especiais com as crianças, pois além dos fogos, é comum o registro de queimaduras da população infantil por líquidos aquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis utilizadas para acender fogueiras.