Gabriel Damásio
Um médico que prestava atendimentos no Hospital Municipal Fernando Franco, no Conjunto Augusto Franco (zona sul de Aracaju), foi afastado da unidade após a denúncia de que teria cometido abuso sexual contra uma adolescente de 16 anos. A informação foi confirmada ontem pela Polícia Civil e pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS). O caso aconteceu na noite desta quarta-feira e foi denunciado pela própria paciente, após ela ter recebido o atendimento medico. O profissional de saúdechegou a ser detido pela Polícia Militar.
Segundo as primeiras informações oficiais, a vítima passou mal enquanto estava na escola e, acompanhada de sua mãe, foi conduzida ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na unidade de saúde, a jovem alegou ter sido abusada sexualmente pelo médico, no momento em que ela era atendida.
Com a denúncia feita pela garota, policiais militares foram chamados ao Fernando Franco e conduziram os envolvidos para a Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), que abriu inquérito para apurar as circunstâncias do caso. Segundo o delegado Ronaldo Marinho, que está presidindo o inquérito policial,foram realizados os procedimentos de proteção à vítima e providenciada a realização de exames médicos laboratoriais junto ao Instituto Médico Legal. Além dos depoimentos de testemunhas e dos próprios envolvidos, a Deacav também atua na coleta de provas e das informações necessárias, e aguarda o laudo do IML, para a conclusão do inquérito policial.
Em nota, a SMS confirmou que o médico acusado ficará afastado de suas funções, até que a Polícia Civil conclua as investigações. Disse ainda que a gestão municipal tomou medidas administrativas assim que tomou conhecimento do fato. “A SMS preza pela segurança e integridade dos usuários e está à disposição da Secretaria de Segurança Pública para colaborar com as investigações”, afirma o órgão.


