Médicos cubanos chegam no final de semana
Publicado em 13 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br
Dez profissionais de medicina de Cuba e dois brasileiros que se formaram no exterior e que aderiram ao programa do governo federal Mais Médicos chegam a Sergipe durante este final de semana.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanhará a chegada dos profissionais no Aeroporto Santa Maria, que está prevista para acontecer amanhã e domingo, dias 14 e 15 de setembro.
O órgão está se preparando para recepcionar os profissionais, que chegarão em dois voos. "O primeiro será no sábado, 14, às 11 horas com uma médica intercambista, e o segundo no domingo, às 2h da tarde", disse o diretor Estadual de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior.
Os médicos ficarão hospedados em Aracaju entre os dias 16 e 20. Neste período, eles participam de um treinamento para que conheçam a realidade da Saúde Pública de Sergipe.
"Na segunda-feira, 16, promoveremos um momento de boas vindas. A partir da terça, 17, os médicos participarão da qualificação, que fará a abordagem sobre a Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutirá sobre a saúde da mulher, da criança e do homem", reforça João Júnior.
Os médicos vão atuar nos municípios de Gararu, Poço Redondo, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba, Arauá, São Cristóvão e Aracaju. Eles vão se apresentar nas cidades a partir do dia 20.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o programa Mais Médicos tem aprovação de 73,9% da população brasileira. De acordo com o que foi apontado pela pesquisa divulgada na última terça-feira, 10, o percentual de satisfação da população com o programa aumentou em relação ao mês de julho, quando o órgão realizou a mesma pesquisa e apenas 49,7% dos brasileiros eram favoráveis à medida. De acordo com o resultado apontado pela CNT, a taxa da população que desaprova o programa diminuiu de 47,4% para 23,8%.
Desistências – Em Sergipe, como em outros estados brasileiros, alguns médicos que aderiram ao programa não compareceram à apresentação na primeira semana. Por aqui, dos 17 médicos brasileiros que deveriam se apresentar no dia 02 de setembro, alguns desistiram. Aracaju registrou ausência de três médicos, dos oito previstos para aturem na rede.
Entre os profissionais que desistiram, uma médica brasileira com formação na Espanha que alegou estar participando do curso introdutório na Bahia. Em São Cristóvão, dos três médicos cadastrados no programa, apenas um se apresentou. Em Lagarto, o único profissional selecionado pelo programa não compareceu.
O programa também é alvo de ação judicial do Ministério Público do Trabalho (MPT) que cobra esclarecimentos do governo federal sobre o modo de funcionamento da iniciativa, especialmente sobre o convênio firmado entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o governo de Cuba, um dos países que estão enviando médicos para o programa.