Melhor Documentário no Festival do Rio 2023 “Othelo, O Grande” divulga cartaz e trailer
Publicado em 03 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O premiado “Othelo, O Grande”, dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos, ganha trailer e cartaz inéditos e será lançado em circuito nacional dia 5 de setembro. O documentário que levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial na Mostra Competitiva da Première Brasil, terá pré-estreia no 13th BlackStarFilm Festival em agosto nos EUA.
Narrado em primeira pessoa, “Othelo, O Grande”, tem também participação especial da atriz Zezé Motta como narradora e traz imagens raras de arquivo, feitas em pesquisas na Cinemateca Brasileira, que revelam diferentes facetas do artista ao grande público e o apresentam para as novas gerações.
Otelo trabalhou com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Júlio Bressane, Marcel Camus e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros e usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes.
“Othelo, O Grande” participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como a Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo, o 6º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul; o 18ª Festival Aruanda, em João Pessoa onde recebeu o Prêmio de Melhor Montagem além de ter sido selecionado para ser o filme de abertura dos festivais 3º DH Festival – Festival de Cultura em Direitos Humanos, do 5º Pirenópolis Doc – Festival de Cinema Documentário, em Goiás e da Roda Sesc de Cinemas Negros, exibida no CineSesc Augusta, Sesc Belenzinho, Sesc Campinas, Sesc Vila Mariana. O filme também participou do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador; da Mostra “O Corpo Negro 2024”, realizada no Sesc Rio de Janeiro; do 17th Bali Internacional Film Festival – Balinale e da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.
O lançamento comercial do filme foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no Edital de Chamada Emergencial Apoio à Distribuição de Obras Audiovisuais nº 23/2023, da SECEC-RJ – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Sinopse – Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.