Milton Alves
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Fim da angústia para os estudantes. Após mais de dois meses de apuração, na tarde de ontem foi divulgada a lista completa dos 5.457 candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), único meio de acesso a um curso de graduação na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desde as 14h, alunos, familiares e representantes de escolas estiveram no campus UFS São Cristóvão acompanhando a divulgação dos classificados por curso. Na lista geral dos dez melhores pontuadores, apenas dois sergipanos foram protagonistas. João Victor Araújo Trindade, aprovado em terceiro lugar, representando o curso de Engenharia Civil, e Samille Souza Peixoto, aprovada em Medicina, e décima do ranking geral.
Em entrevista concedida ao JORNAL DO DIA, o reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, avaliou o primeiro Enem como positivo. Para o administrador, o sucesso do concurso só foi possível devido a um rigoroso trabalho realizado por profissionais qualificados em cada um dos 106 cursos disponíveis. "Essa foi a primeira vez que adotamos o Enem como vestibular e avaliamos como processo satisfatório por nos possibilitar uma comparação entre a nossa educação diante dos demais estados brasileiros. Boa parte dos candidatos são de outros estados e isso mostra o nosso conceito de excelente ensino", declarou.
O resultado mostrou que este ano foram aprovados 3.849 sergipanos de um total de 5.457 vagas na UFS. Questionado sobre a realidade que os novos acadêmicos irão encontrar na instituição federal, o reitor ressaltou o progresso e qualificação dos docentes que atualmente fazem parte do quadro de educadores. "Como pode observar, a UFS está evoluindo gradativamente e essa realidade é para possibilitar um futuro cada vez mais promissor para os nossos estudantes. Aquele aluno que optar em cursar uma graduação na UFS, pode ter certeza que disponibilizará de uma assistência educacional de qualidade", pontuou Ângelo Roberto.
De acordo com dados apresentados pela Universidade Federal, esse ano o número de candidatos bateu recorde ao ultrapassar a casa das 34 mil inscrições destinadas a cursos dos campi São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Além da lista completa, e detalhada dos aprovados, o portal de notícias da instituição também disponibiliza os nomes dos candidatos que ficaram excedentes. Após o anúncio, as principais ruas e avenidas de Aracaju foram tomadas por estudantes de diversas escolas públicas e privadas.
Campeão – Satisfeito com o resultado obtido no Enem 2012, o professor Joaquim Machado, diretor de uma escola da rede particular, em pronunciamento destinado aos alunos e familiares enalteceu a importância de uma boa base educacional para a conquista de metas. Por mais um ano, a instituição foi recordista em aprovações no curso de medicina. "Apesar da grande concorrência, a competência e dedicação dos nossos alunos mais uma vez foram aspectos essenciais para que eles se consagrassem campeões. Para os vitoriosos, nada mais justo que promover uma festa à altura que cada um merece", disse.
Cercado por centenas de pessoas, Joaquim foi questionado sobre o próximo passo a ser procedido pela escola. Cauteloso, apesar da festividade, o diretor concluiu dizendo: "Hoje é um dia para comemorar, mas não esquecemos as nossas missões. A partir de amanhã tudo volta ao normal e iremos continuar trabalhando para ultrapassar a quantidade de aprovados no último Enem". Entre os alunos que conquistaram êxito no exame, estava Maicon Santos Santana, quarto lugar no curso de nutrição. Acompanhado por familiares e amigos, o estudante esbanjava felicidade. Para ele, as noites de sono perdidas para os estudos, agora começam a valer à pena.
"Foi complicado no início, mas estou começando a desfrutar do tempo destinado exclusivamente para os estudos. Até recomeçar as atividades na UFS, irei comemorar muito, lembrando sempre do ano difícil que tive em 2012, e que para a minha satisfação e orgulho dos meus pais, valeu apostar", afirmou. Em meio aos cortes e pinturas de cabelos e sobrancelhas, familiares não escondiam a gratidão. Sem demonstrar timidez, pais choravam em meio aos aprovados. "Essas lágrimas são de felicidade. Perdi as contas de quantas vezes puxei a orelha da minha filha mandando ela estudar. Glória a Deus ela conseguiu êxito e foi aprovada na federal. Hoje é dia de festa até o raiar do dia", comemorou.


